Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13137
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, R. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de monografia intitulado a ressignificação da pratica de leitura: ensaios e contribuições para formação de leitores críticos terá por objetivo despertar educadores para um novo paradigma da leitura que se constitui como pratica social e mote de participação efetiva na cultura grafocêntrica, bem como desenvolve o processo de formação do leitor critico inserido no mundo da informação que exige novas formas de compreensão da realidade. Para alcançar esse objetivo realizamos observações sistematizadas na escola, objeto de estudo deste trabalho. Alem disso, aplicamos questionários direcionados a docentes e discentes, na perspectiva de aprender a concepção de leitura desenvolvida por eles. A partir da analise de dados obtidas podemos inferir que no discurso de ambos os sujeitos educativos a pratica de leitura apresentamos de modo diversificado, utilizando para isso diversos recursos metodológicos. No entanto, na pratica, observamos que as atividades que envolvem a leitura efetiva-se de modo tradicional a partir dos textos do livro didático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13137-
dc.date.accessioned2020-07-02T17:00:55Z-
dc.date.available2020-07-02-
dc.date.available2020-07-02T17:00:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectLeitor críticopt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.subjectCritical readerpt_BR
dc.subjectReading practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Rafaella Mangueira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeResignation from the practice of reading: essays and contributions to the formation of critical readers.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Rafaella Mangueira. A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELLA MANGUEIRA ALVE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfRafaella Mangueira Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.