Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13142
Title: As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes.
Other Titles: The contributions of children's literature in the formation of critical and conscious readers.
???metadata.dc.creator???: WATT, Vannucya Mabel Cândido Estrela.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Literatura infantil;Leitores críticos;Alunos leitores- formação;Formação de leitores;Children's literature;Critical Readers;Readers-training students;Readers training
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: WATT, Vannucya Mabel Cândido Estrela. As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa intitulada AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTlCOS E CONSCIENTES, deu-se mediante a necessidade que a escola enfrenta para a formação de alunos leitores. E a literatura infantil surge para apresentar a criança o mundo lúdico, magico e encantador que a leitura pode proporcionar. O que motivou a realização deste trabalho foi o fato de que as crianças demonstram prazer na leitura de historinhas ou cantando cancões, mas com o passar dos anos abandonam o habito da leitura. Dai a razão de introduzir diversos gêneros literários nos conteúdos das aulas, por acreditar que quanta mais experiencias agradáveis tiverem com a leitura durante a infância, maiores serão as chances de que vejam na leitura mais que um momento de lazer e sim oportunidade de conhecimento. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, sendo aplicada na E.E.E.F Desembargador Boto, e o instrumento para a coleta de dados foi o questionário, o qual aplicou-se a vinte alunos do segundo ano do ensino fundamental, três professora sendo duas atuando nos segundo ano e a outra no primeiro ano do ensino fundamental e a gestora da escola supracitada. Pôde-se observar através de pesquisa teórica o consenso que ha entre muitos estudiosos sobre a importância da literatura infantil e como ela contribui com a formação de leitores, alguns ainda ressaltam que ela deve ser introduzida na escola o quanta antes as crianças, não as privando de desfrutar do mundo "magico" literário. Diante da importância da literatura infantil como um meio facilitador para gerar nos alunos o habito da leitura, procurou-se por meio deste trabalho, investigar de que maneira era estava sendo trabalhada em sala de aula incentivando a leitura, qual o seu significado para as crianças e a veracidade sobre o prazer que os gêneros literários proporcionam aos alunos.
Keywords: Literatura infantil
Leitores críticos
Alunos leitores- formação
Formação de leitores
Children's literature
Critical Readers
Readers-training students
Readers training
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13142
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANNUCYA MABEL CÂNDIDO ESTRELA WATT. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfVannucya Mabel Cândido Estrela Watt. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 2.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.