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Title: Entrelaçando saberes: uma proposta de conteúdos para o ensino de sociologia no ensino médio, sob a ótica das pedagogias feministas.
Other Titles: Interweaving knowledge: a content proposal for the teaching of sociology in high school, from the perspective of feminist pedagogies.
???metadata.dc.creator???: QUARESMA, Rafaela Maurício.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Isaac Alexandre da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
Keywords: Ensino de sociologia - ensino médio;Pedagogia feminista;Pedagogas feministas;Feminismo e Educação;Conteúdos de sociologia - currículo;Currículo - Sociologia;Sociology teaching - high school;Feminist pedagogy;Feminist pedagogues;Feminism and education;Sociology contents - curriculum;Curriculum - Sociology;Feminist educators;Educadoras feministas
Issue Date: 27-May-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUARESMA, Rafaela Maurício. Entrelaçando saberes: uma proposta de conteúdos para o ensino de sociologia no ensino médio, sob a ótica das pedagogias feministas. 2020. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13143
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação tem como objetivo principal analisar as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular considerando o campo disciplinar da Sociologia, buscandocompreender até que ponto tais documentos apresentampossibilidades de ensino em torno do papel da mulher na sociedade contemporânea. Nesse sentido, iremos propor a inserção de elementos teóricos na óptica da pedagogia feminista que permitem a efetivação de seleção de conteúdo para aulas temáticas, pautadas numa perspectiva da equidade e emancipação feminina, os quais devem abordar a história do movimento feminista, o papel das mulheres,emancipação feminina e o empoderamento, bem como, a formulação de conceitos que promovamuma aprendizagem sociológica significativa em torno da temática abordada.O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, cuja abordagem priorizou as perspectivas bibliográfica e documental. Como referências teóricas, este trabalho foi fundamentado, principalmente nas obras de Roger Chartier (1988; 1990); Simone de Beauvoir (1980); e Zygmunt Bauman (2010). Cabe ressaltar que essa pesquisa coloca-se como proposta de ensino, cujas abordagens elencam temas à luz da teoria feminista, como forma de incluir, (re) pensar, (re) configurar as percepções em torno da história social contada para/com as mulheres e sobre as mulheres configurando maneiras de criar novos espaços e debates para combater a desigualdade de gênero. Portanto, a base metodológica é a teoria e a práxis feminista. A partir desta perspectiva, constatamos que o feminismo pode fundamentalmente contribuir para o campo educacional, contribuindo positivamente com a transformação da realidade social, com ênfase na questão de gênero e, por conseguinte, as vertentes do feminismo necessitam da educação para transformar,a partir de novos conceitos o mundo social.
Abstract: The main objective of this dissertation is to analyze the National Curriculum Guidelines for High School, the National Curriculum Parameters for High School and the National Common Curriculum Base considering the disciplinary field of Sociology, as a way to understand the extent to which such documents present teaching possibilities around the role of women in contemporary society. In this sense, we will seek to propose the insertion of theoretical elements in the perspective of feminist pedagogy that allow the effective selection of content for thematic classes based on a perspective of female equity and emancipation, which should address the history of the feminist movement, the role of women, female emancipation and empowerment, as well as the formulation of concepts that promote meaningful sociological learning around the theme addressed. The method used was qualitative research, whose approach prioritized the bibliographic and documentary perspectives. As theoretical references, this work was based mainly on the works of Roger Chartier (1988; 1990); Simone de Beauvoir (1980); and Zygmunt Bauman (2010). It is noteworthy that this research is placed as a teaching proposal, whose approaches link themes in the light of feminist theory, as a way to include, (re) think, (re) configure the perceptions around the social history told to/with women and about women configuring ways to create new spaces and debates to combat gender inequality. Therefore, the methodological basis is feminist theory and praxis. From this perspective, we find that feminism can fundamentally contribute to the educational field, in order to contribute positively to the transformation of the social reality, with emphasis on the issue of gender and, consequently, the aspects of feminism need education to transform the social world from new concepts.
Keywords: Ensino de sociologia - ensino médio
Pedagogia feminista
Pedagogas feministas
Feminismo e Educação
Conteúdos de sociologia - currículo
Currículo - Sociologia
Sociology teaching - high school
Feminist pedagogy
Feminist pedagogues
Feminism and education
Sociology contents - curriculum
Curriculum - Sociology
Feminist educators
Educadoras feministas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
Sociologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13143
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA

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