Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUARESMA, R. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004063972094406pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Isaac Alexandre da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, I. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0662696253778298pt_BR
dc.contributor.referee1VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.quaresma-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo principal analisar as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular considerando o campo disciplinar da Sociologia, buscandocompreender até que ponto tais documentos apresentampossibilidades de ensino em torno do papel da mulher na sociedade contemporânea. Nesse sentido, iremos propor a inserção de elementos teóricos na óptica da pedagogia feminista que permitem a efetivação de seleção de conteúdo para aulas temáticas, pautadas numa perspectiva da equidade e emancipação feminina, os quais devem abordar a história do movimento feminista, o papel das mulheres,emancipação feminina e o empoderamento, bem como, a formulação de conceitos que promovamuma aprendizagem sociológica significativa em torno da temática abordada.O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, cuja abordagem priorizou as perspectivas bibliográfica e documental. Como referências teóricas, este trabalho foi fundamentado, principalmente nas obras de Roger Chartier (1988; 1990); Simone de Beauvoir (1980); e Zygmunt Bauman (2010). Cabe ressaltar que essa pesquisa coloca-se como proposta de ensino, cujas abordagens elencam temas à luz da teoria feminista, como forma de incluir, (re) pensar, (re) configurar as percepções em torno da história social contada para/com as mulheres e sobre as mulheres configurando maneiras de criar novos espaços e debates para combater a desigualdade de gênero. Portanto, a base metodológica é a teoria e a práxis feminista. A partir desta perspectiva, constatamos que o feminismo pode fundamentalmente contribuir para o campo educacional, contribuindo positivamente com a transformação da realidade social, com ênfase na questão de gênero e, por conseguinte, as vertentes do feminismo necessitam da educação para transformar,a partir de novos conceitos o mundo social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.titleEntrelaçando saberes: uma proposta de conteúdos para o ensino de sociologia no ensino médio, sob a ótica das pedagogias feministas.pt_BR
dc.date.issued2020-05-27-
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation is to analyze the National Curriculum Guidelines for High School, the National Curriculum Parameters for High School and the National Common Curriculum Base considering the disciplinary field of Sociology, as a way to understand the extent to which such documents present teaching possibilities around the role of women in contemporary society. In this sense, we will seek to propose the insertion of theoretical elements in the perspective of feminist pedagogy that allow the effective selection of content for thematic classes based on a perspective of female equity and emancipation, which should address the history of the feminist movement, the role of women, female emancipation and empowerment, as well as the formulation of concepts that promote meaningful sociological learning around the theme addressed. The method used was qualitative research, whose approach prioritized the bibliographic and documentary perspectives. As theoretical references, this work was based mainly on the works of Roger Chartier (1988; 1990); Simone de Beauvoir (1980); and Zygmunt Bauman (2010). It is noteworthy that this research is placed as a teaching proposal, whose approaches link themes in the light of feminist theory, as a way to include, (re) think, (re) configure the perceptions around the social history told to/with women and about women configuring ways to create new spaces and debates to combat gender inequality. Therefore, the methodological basis is feminist theory and praxis. From this perspective, we find that feminism can fundamentally contribute to the educational field, in order to contribute positively to the transformation of the social reality, with emphasis on the issue of gender and, consequently, the aspects of feminism need education to transform the social world from new concepts.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13143-
dc.date.accessioned2020-07-03T23:09:19Z-
dc.date.available2020-07-03-
dc.date.available2020-07-03T23:09:19Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologia - ensino médiopt_BR
dc.subjectPedagogia feministapt_BR
dc.subjectPedagogas feministaspt_BR
dc.subjectFeminismo e Educaçãopt_BR
dc.subjectConteúdos de sociologia - currículopt_BR
dc.subjectCurrículo - Sociologiapt_BR
dc.subjectSociology teaching - high schoolpt_BR
dc.subjectFeminist pedagogypt_BR
dc.subjectFeminist pedagoguespt_BR
dc.subjectFeminism and educationpt_BR
dc.subjectSociology contents - curriculumpt_BR
dc.subjectCurriculum - Sociologypt_BR
dc.subjectFeminist educatorspt_BR
dc.subjectEducadoras feministaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUARESMA, Rafaela Maurício.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInterweaving knowledge: a content proposal for the teaching of sociology in high school, from the perspective of feminist pedagogies.pt_BR
dc.identifier.citationQUARESMA, Rafaela Maurício. Entrelaçando saberes: uma proposta de conteúdos para o ensino de sociologia no ensino médio, sob a ótica das pedagogias feministas. 2020. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13143pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELA MAURÍCIO QUARESMA - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdfRafaela Maurício Quaresma - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20201.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.