Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13150
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, J. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1946630882137534pt_BR
dc.contributor.advisor1GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.-
dc.contributor.advisor1IDGALVÃO, S. K. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1884866393566827pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Junia Marúsia Trigueiro de.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.oliveira2-
dc.description.resumoA literatura sociológica, acerca do Trabalho Reprodutivo, não esclarece ao ensino médio de Sociologia sua função maior, qual seja examinar e, sobretudo, ver e dizer acerca de uma realidade em que mulheres estão “condicionadas” social, histórica e economicamente a práticas e ideologias próprias do patriarcado capitalista, aqui entendido como reprodução subalterna às exigências do capital econômico e manifestamente cultural no sentido reprodutivo. Essa é, portanto, uma pesquisa voltada à visibilidade do Trabalho Reprodutivo. Para tanto, foram feitas, num primeiro momento, análises teóricas marxianas, por entendermos que essas não fazem apenas a denúncia da invisibilidade do trabalho reprodutivo, mas propõem análises sobre a superação dessa desigual divisão sexual do trabalho, desde a casa à vida pública. Nesse sentido, esta dissertação busca, no espaço escolar, com o auxílio das Teorias das Representações Sociais e pesquisa de campo ancorada, sobretudo, nas análises dos Grupos de Discussão, buscar as explicações teóricas e práticas sobre questões acerca da necessária dizibilidade e visibilidade do trabalho reprodutivo enquanto categoria sociologicamente analítica na sala de aula de Sociologia, e dito isso, como, o/a docente de Sociologia representa socialmente o Trabalho Reprodutivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.titleRepresentações sociais de discentes do ensino médio do Município de Afogados da Ingazeira (PE) acerca do trabalho reprodutivo realizado em suas residências.pt_BR
dc.date.issued2020-05-28-
dc.description.abstractThe sociological literature on Reproductive Work does not clarify to Sociology high school its major function, which is to examine and, above all, to see and say about a reality in which women are socially, historically and economically “conditioned” to practices and ideologies typical of capitalist patriarchy, here understood as reproduction subordinate to the demands of economic capital and manifestly cultural in the reproductive sense. This is, therefore, a research aimed at the visibility of Reproductive Work. To this end, at first, Marxian theoretical analyzes were made, as we understand that these do not only denounce the invisibility of reproductive work, but propose analyzes on overcoming this unequal sexual division of labor, from home to public life. In this sense, this dissertation seeks, in the school space, with the help of Theories of Social Representations and field research anchored, above all, in the analysis of the Discussion Groups, to seek theoretical and practical explanations on questions about the necessary sayability and visibility of the work reproductive as a sociologically analytical category in the Sociology classroom, and having said that, how, the Sociology teacher socially represents Reproductive Work.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13150-
dc.date.accessioned2020-07-05T15:02:45Z-
dc.date.available2020-07-05-
dc.date.available2020-07-05T15:02:45Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologia - ensino médiopt_BR
dc.subjectRepresentações sociais - estudantespt_BR
dc.subjectTrabalho reprodutivopt_BR
dc.subjectMulheres - trabalho reprodutivopt_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectDivisão sexual do trabalhopt_BR
dc.subjectGênero e trabalhopt_BR
dc.subjectSociology Teaching - high schoolpt_BR
dc.subjectSocial representations - studentspt_BR
dc.subjectReproductive workpt_BR
dc.subjectWomen - reproductive workpt_BR
dc.subjectPatriarchatept_BR
dc.subjectSexual division of laborpt_BR
dc.subjectGender and workpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, José Rogério de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocial representations of high school students from the city of Afogados da Ingazeira (PE) about the reproductive work carried out in their homes.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Rogério de. Representações sociais de discentes do ensino médio do Município de Afogados da Ingazeira (PE) acerca do trabalho reprodutivo realizado em suas residências. 2020. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13150pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ROGÉRIO DE OLIVEIRA - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdfJosé Rogério de Oliveira - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20203.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.