Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13151
Title: Leitura: um olhar reflexivo entre teoria e prática no contexto escolar.
Other Titles: Reading: a reflective look between theory and practice in the school context.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Elvira Maria Batista da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Ensino de leitura;hábito de leitura;Formação de leitor;Leitura - metodologia de ensino;Leitura - prática de ensino;Reading teaching;Reading habit;Reader training;Reading - teaching methodology;Reading - teaching practice
Issue Date: 5-Apr-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Elvira Maria Batista da. Leitura: um olhar reflexivo entre teoria e prática no contexto escolar. 2008. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) -Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como tema central leitura um olhar reflexivo entre teoria e pratica no contexto escolar, realizado na Escola E.E.I.E.F. Padre Aristides Ferreira da Cruz, localizada na cidade de Aguiar com alunos do 5°. Portanto, considerando as indicações de alguns teóricos sobre a formação do leitor e analisando a dicotomia do desenvolvimento da leitura em sala de aula. Com o objetivo de despertar o habito e gosto pela leitura nos educandos, visto minimizar as dificuldades dos mesmos no que se refere ao processo de formação enquanto leitores. E sabido que nos tempos atuais a leitura tornou-se um meio de comunicação muito importante entre os "mundos", devido ao seu valor social como também ao desenvolvimento do intelecto humano, pois, a pessoa que e leitor ativo, tem mais conhecimentos, se expressa de forma clara e coerente. Em vista disso, faz-se necessário que educadores tenham uma boa formação para inserir em suas aulas metodologias direcionada a leitura para oferecer aos educandos varias possibilidades de despertar o habito e o gosto pela leitura. A intervenção do professor em toda e qualquer atividade e de fundamental importância para o exito do trabalho e do aluno, e as atividades devem ser portadoras de desafios e devem, acima de tudo, possibilitar ao aluno a utilização de seus conhecimentos prévios. Sendo assim, e de grande valia que os recursos didáticos sejam bem selecionados pelos educadores, contendo uma vasta e ampla diversidade de textos, isto significa que não basta apenas a atividade ser interessante e inovadora, ela precisa ser criteriosamente planejada para favorecer a construção de conhecimentos, auxiliando, dessa forma, no processo ensino-aprendizagem.
Keywords: Ensino de leitura
hábito de leitura
Formação de leitor
Leitura - metodologia de ensino
Leitura - prática de ensino
Reading teaching
Reading habit
Reader training
Reading - teaching methodology
Reading - teaching practice
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13151
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELVIRA MARIA BATISTA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfElvira Maria Batista da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2008. 2.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.