Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13152
Title: Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola.
Other Titles: Learning assessment: the evaluative practice still present in the school.
???metadata.dc.creator???: ABRANTES, Arinalda Brasil.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
Keywords: Aprendizagem educacional;Avaliação educacional;Prática avaliativa;Processo ensino - aprendizagem;Prática docente;Educational learning;Educational assessment;Evaluative practice;Teaching - learning process;Teaching practice
Issue Date: 5-Apr-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABRANTES, Arinalda Brasil. Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola. 2008. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: 0 estudo da temática Availiação da Aprendizagem teve como objetivo analisar o processo avaliativo e as praticas desenvolvidas na Escola Estadual Antonio Teodoro Neto, localizado no município de Sousa - PB. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário com questões abertas e fechadas, aplicados com 05 professores da escola. Os dados foram coletados e posteriormente analisados a luz dos métodos quantitativo e qualitativo. As avaliações praticadas nas escolas publicas ainda não atendem aos interesses reais dos alunos. Desse modo, tornando o processo avaliativo um momento constrangedor para educando e educadores, pois ambos desconhecem a importância e a real finalidade da avaliação dentro do processo ensino-aprendizagem. As questões do questionário foram: Os professores gostam de avaliar os alunos; dificuldades enfrentadas para avaliar os alunos; quando avaliam os alunos; instrumentos utilizados para avaliar os alunos; aspecto que os professores consideram ao avaliar os alunos; concepções avaliativas dos professores; como se processa a recuperação dos conteúdos e quais os objetivos da avaliação. Os resultados da pesquisa apontam que alguns professores compreendem o processo avaliativo como aferição de capacidades e verificação de objetivos propostos, esboçando assim, uma concepção classificatória da avaliação, dificultando assim, o processo de construção do conhecimento, mas, por outro lado, constata-se também anseios de mudanças das praticas docentes o que possibilita avango no que diz respeito a superação das dificuldades do processo ensino aprendizagem.
Keywords: Aprendizagem educacional
Avaliação educacional
Prática avaliativa
Processo ensino - aprendizagem
Prática docente
Educational learning
Educational assessment
Evaluative practice
Teaching - learning process
Teaching practice
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13152
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARINALDA BRASIL ABRANTES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf Arinalda Brasil Abrantes. Monografia Pedagogia. CFP 2008. 3.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.