Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDABRANTES, A. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.description.resumo0 estudo da temática Availiação da Aprendizagem teve como objetivo analisar o processo avaliativo e as praticas desenvolvidas na Escola Estadual Antonio Teodoro Neto, localizado no município de Sousa - PB. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário com questões abertas e fechadas, aplicados com 05 professores da escola. Os dados foram coletados e posteriormente analisados a luz dos métodos quantitativo e qualitativo. As avaliações praticadas nas escolas publicas ainda não atendem aos interesses reais dos alunos. Desse modo, tornando o processo avaliativo um momento constrangedor para educando e educadores, pois ambos desconhecem a importância e a real finalidade da avaliação dentro do processo ensino-aprendizagem. As questões do questionário foram: Os professores gostam de avaliar os alunos; dificuldades enfrentadas para avaliar os alunos; quando avaliam os alunos; instrumentos utilizados para avaliar os alunos; aspecto que os professores consideram ao avaliar os alunos; concepções avaliativas dos professores; como se processa a recuperação dos conteúdos e quais os objetivos da avaliação. Os resultados da pesquisa apontam que alguns professores compreendem o processo avaliativo como aferição de capacidades e verificação de objetivos propostos, esboçando assim, uma concepção classificatória da avaliação, dificultando assim, o processo de construção do conhecimento, mas, por outro lado, constata-se também anseios de mudanças das praticas docentes o que possibilita avango no que diz respeito a superação das dificuldades do processo ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola.pt_BR
dc.date.issued2008-04-05-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13152-
dc.date.accessioned2020-07-06T10:26:49Z-
dc.date.available2020-07-06-
dc.date.available2020-07-06T10:26:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAprendizagem educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPrática avaliativapt_BR
dc.subjectProcesso ensino - aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducational learningpt_BR
dc.subjectEducational assessmentpt_BR
dc.subjectEvaluative practicept_BR
dc.subjectTeaching - learning processpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABRANTES, Arinalda Brasil.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLearning assessment: the evaluative practice still present in the school.pt_BR
dc.identifier.citationABRANTES, Arinalda Brasil. Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola. 2008. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARINALDA BRASIL ABRANTES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf Arinalda Brasil Abrantes. Monografia Pedagogia. CFP 2008. 3.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.