Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13155
Title: | As contribuições do ensino de ciências e da educação ambiental para uma cultura de preservação da vida. |
Other Titles: | The contributions of science education and environmental education to a culture of preserving life. |
???metadata.dc.creator???: | LUNA, Cícera Norma Tavares de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Educação ambiental;Ensino de ciências;Escola - cultura ambiental;Políticas públicas;Meio ambiente;Environmental education ;Science teaching;School - environmental culture;Public policy;Environment |
Issue Date: | 4-Apr-2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LUNA, Cícera Norma Tavares de. As contribuições do ensino de ciências e da educação ambiental para uma cultura de preservação da vida. 2008. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho e um aprofundado estudo sobre as questões inerentes ao meio ambiente. Objetiva-se na investigação, realizada na Escola Lica Dantas, na cidade de Cajazeiras - PB, sobre a contribuição do ensino de ciências na vivencia de uma cultura ambiental, bem como o trabalho desenvolvido pelos docentes no que diz respeito ao desenvolvimento do senso critico e a conscientização dos alunos para a preservação do meio. A pesquisa teve como embasamento teórico as ideias de Samuel Murgel Branco, Francisco A. Brito e João B. D. Câmara, Francisco Augusto Souza e entre outros, em busca de compreender o processo de desenvolvimento da sociedade humana e sua consequente interferência na natureza. Chega-se a entender que a ação do homem sobre o meio ambiente tem representado, no decorrer de seu processo evolutivo e de dominação sobre a terra, uma crescente e intensa transformação do meio natural, ocasionando a destruição de vários ecossistemas. Realizou-se um estudo de caso na tentativa de entender o trabalho desenvolvido sobre o meio ambiente na escola. Este estudo se deu por meio de observação e de questionários. O trabalho encontra-se dividido da seguinte forma: Capitulo I, a fundamentação teórica. Capitulo II, a analise dos dados da pesquisa e por fim, a conclusão. |
Keywords: | Educação ambiental Ensino de ciências Escola - cultura ambiental Políticas públicas Meio ambiente Environmental education Science teaching School - environmental culture Public policy Environment |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13155 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CÍCERA NORMA TAVARES DE LUNA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Cícera Norma Tavares de Luna. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 2.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.