Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13155
Title: As contribuições do ensino de ciências e da educação ambiental para uma cultura de preservação da vida.
Other Titles: The contributions of science education and environmental education to a culture of preserving life.
???metadata.dc.creator???: LUNA, Cícera Norma Tavares de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Educação ambiental;Ensino de ciências;Escola - cultura ambiental;Políticas públicas;Meio ambiente;Environmental education  ;Science teaching;School - environmental culture;Public policy;Environment
Issue Date: 4-Apr-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUNA, Cícera Norma Tavares de. As contribuições do ensino de ciências e da educação ambiental para uma cultura de preservação da vida. 2008. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho e um aprofundado estudo sobre as questões inerentes ao meio ambiente. Objetiva-se na investigação, realizada na Escola Lica Dantas, na cidade de Cajazeiras - PB, sobre a contribuição do ensino de ciências na vivencia de uma cultura ambiental, bem como o trabalho desenvolvido pelos docentes no que diz respeito ao desenvolvimento do senso critico e a conscientização dos alunos para a preservação do meio. A pesquisa teve como embasamento teórico as ideias de Samuel Murgel Branco, Francisco A. Brito e João B. D. Câmara, Francisco Augusto Souza e entre outros, em busca de compreender o processo de desenvolvimento da sociedade humana e sua consequente interferência na natureza. Chega-se a entender que a ação do homem sobre o meio ambiente tem representado, no decorrer de seu processo evolutivo e de dominação sobre a terra, uma crescente e intensa transformação do meio natural, ocasionando a destruição de vários ecossistemas. Realizou-se um estudo de caso na tentativa de entender o trabalho desenvolvido sobre o meio ambiente na escola. Este estudo se deu por meio de observação e de questionários. O trabalho encontra-se dividido da seguinte forma: Capitulo I, a fundamentação teórica. Capitulo II, a analise dos dados da pesquisa e por fim, a conclusão.
Keywords: Educação ambiental
Ensino de ciências
Escola - cultura ambiental
Políticas públicas
Meio ambiente
Environmental education  
Science teaching
School - environmental culture
Public policy
Environment
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13155
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERA NORMA TAVARES DE LUNA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfCícera Norma Tavares de Luna. Monografia Pedagogia. CFP 2008.2.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.