Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13157
Title: Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Evaluation of teaching and learning in the early grades of elementary school.
???metadata.dc.creator???: LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Ensino e aprendizagem - avaliação;Educação infantil;Ensino fundamental - séries iniciais;Learning assessment;Teaching and learning - assessment;Child education  ;Elementary school - initial grades
Issue Date: 3-Apr-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro. Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: A temática "Avaliação do Ensino Aprendizagem nas Series Iniciais do Ensino Fundamental", tem como objetivo conhecer como acontece o processo avaliativo' em sala de aula na Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Dr. Thomaz Pires" na cidade de Sousa - PB, de como se desenvolve as concepções dos professores sobre a avaliação e como esta se realiza dentro do sistema de ensino, identificando a sua concepção e os instrumentos que estão sendo utilizados no cotidiano escolar. Constato aqui que a avaliação e um processo que requer tanto a participação do docente como do decente, e que não é uma pratica desvinculada do fazer pedagógico. A Avaliação da Aprendizagem e hoje tema de grandes discussões no que diz respeito sua eficiência e objetivos aos quais propõe suas contradições versus ao que visa a educação. Que a mesma não deve ser somente um instrumento para aprovação ou reprovação do aluno, mas sim, um instrumento diagnostico de sua situação, visando a definição de encaminhamento adequado para sua aprendizagem. O estudo foi desenvolvido através de visitas sistemáticas a escola, onde forram realizados estudos enfocando a visão de vários autores, atentos e preocupados com essa problemática, como também, propostas possíveis na dinamização da pratica avaliativa.
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Ensino e aprendizagem - avaliação
Educação infantil
Ensino fundamental - séries iniciais
Learning assessment
Teaching and learning - assessment
Child education  
Elementary school - initial grades
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13157
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENEDINA GERONIMA CORDEIRO LOURENÇO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfEnedina Geronima Cordeiro Lourenço. Monografia Pedagogia. CFP 2008. 2.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.