Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13159
Title: Dificuldades dos alunos no processo de aquisição da leitura nos anos iniciais.
Other Titles: Difficulties of students in the process of acquiring reading in the early years.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Katiane Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Aquisição de leitura;Ensino de leitura;Prática de leitura;Acquisition of reading;Reading teaching;Reading practice
Issue Date: 5-Apr-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Katiane Alves. Dificuldades dos alunos no processo de aquisição da leitura nos anos iniciais. 2008. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: O interesse dos alunos pela leitura e hoje um aspecto preocupante na educação, principalmente nos anos iniciais, pois, neste período de escolarização a criança começa a despertar o seu interesse para ler. A leitura e tao importante para a educação como também para o convívio com o meio social em que vivemos. Neste contexto, a presente monografia que tem por tema Dificuldades dos alunos no processo inicial de aquisição da leitura nos anos iniciais apresenta como objetivo principal identificar as dificuldades encontradas na aquisição da leitura. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Médio Cecilia Estolano Meireles, localizada na zona urbana da cidade de Cajazeiras - PB, no bairro das Casas Populares. Nossa perspectiva e de contribuir com acoes desenvolvidas pelos professores para que seus alunos possam adquirir a aprendizagem das atividades com mais facilidade. Considerando estas dificuldades e estes problemas, buscamos estudar com determinação investigando as dificuldades dos alunos no processo de aquisição da leitura e refletindo no que os professores podem fazer para estimular nos alunos o gosto pela leitura, procuramos nas teorias que iremos fundamentar neste estudo alguns caminhos que nos proporcionem exercer a pratica docente com mais eficacia, contribuindo essencialmente com a formação dos nossos alunos. Os dados dessa monografia serão embasados por alguns diferentes de tipos de fontes, como pesquisa bibliográfica e documental. Para o aprofundamento da discussão foi realizado um estudo de caso. Utilizamos também visitas a escola, questionário e estagio supervisionado. Esta monografia sera dividida em três partes. Na primeira parte, uma breve retrospectiva da leitura na sociedade, na segunda, discutiremos a metodologia e matérias de leitura na escola, no terceiro capitulo analisaremos as experiencias vivenciadas na escola, desde as primeiras visitas ate o Estagio Supervisionado e a conclusão.
Keywords: Aquisição de leitura
Ensino de leitura
Prática de leitura
Acquisition of reading
Reading teaching
Reading practice
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13159
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KATIANE ALVES SOARES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfKatiane Alves Soares. Monografia Pedagogia. CFP 2008.2.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.