Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13160
Title: Avaliação da aprendizagem numa perspectiva construtivista e libertadora.
Other Titles: Assessment of learning in a constructivist and liberating perspective.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Leide Dayana Leite.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Avaliação escolar;Educação infantil;Ensino e aprendizagem - avaliação;Rendimento escolar;School evaluation;Child education;Teaching and learning - assessment;School performance
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Leide Dayana Leite. Avaliação da aprendizagem numa perspectiva construtivista e libertadora. 2009. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho analisa a pratica avaliativa de professores da Educação Infantil e Fundamental. A parte introdutória se configura como a narrativa sobre o que é a avaliação e como acontece essa pratica no contexto escolar do dia-a-dia em sala de aula alem de, procurar despertar nos professores interesse pelo objetivo de investigação, apresenta-se o tema da pesquisa tragando as linhas gerais do que se pretende demonstrar. A pesquisa centra seu foco investigativo sobre a avaliação a escola no sitio Picada dos Andrade da cidade de São Jose de Piranhas - PB. Aborda os principais entraves no processo avaliativo daquela escola. Trata das possibilidades para um processo de avaliação no campo, a partir da discussão dos fundamentos teóricos metodológicos da avaliação nas escolas do Ensino Infantil e Fundamental. Busca-se, portanto, demonstrar que a avaliação e fundamental para o asseguramento da cidadania, uma vez que traz benefícios valiosos para aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem, vivenciam transformações sócio-culturais marcantes em suas vidas. O que se constata especialmente, e o grau de motivação dos alunos que veem a avaliação como forma de punição e não como meio de enriquecer o seu conhecimento e alargando o seu leque de capacidade de enfrentar problemas. A avaliação e um processo contínuo para o crescimento pessoal e, por conseguinte para a constituição do sujeito social. Outro fato incidente que se revela bastante preocupante na educação esta relacionado a formação de professores e sua pratica no ensino. Neste aspecto, os professores enfrentam circunstancias de mudanças que os obrigam a fazer mal o seu trabalho sendo assim, considerados como responsáveis imediatos pelas falhas do sistema de ensino. Ha diversos indicadores que se referem a uma mau qualidade do ensino: o avango das ciências, das tecnologias, as profundas mudanças sociais ocorridas na sociedade tem causado mal estar na profissão docente. Então, se faz necessário que o professor pense criticamente e estudar cientificamente a realidade, isto e, sob o ponto de vista histórico, aprendendo a realidade natural e social na sua transformação em objetos de conhecimento pela atuação humana passada e presente, incluindo a atividade própria do aluno de reelaboração desses objetos de conhecimento.
Keywords: Avaliação escolar
Educação infantil
Ensino e aprendizagem - avaliação
Rendimento escolar
School evaluation
Child education
Teaching and learning - assessment
School performance
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13160
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEIDE DAYANA LEITE FERREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfLeide Dayana Ferreira Leite. Monografia Pedagocia. CFP 20092.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.