Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13160
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a pratica avaliativa de professores da Educação Infantil e Fundamental. A parte introdutória se configura como a narrativa sobre o que é a avaliação e como acontece essa pratica no contexto escolar do dia-a-dia em sala de aula alem de, procurar despertar nos professores interesse pelo objetivo de investigação, apresenta-se o tema da pesquisa tragando as linhas gerais do que se pretende demonstrar. A pesquisa centra seu foco investigativo sobre a avaliação a escola no sitio Picada dos Andrade da cidade de São Jose de Piranhas - PB. Aborda os principais entraves no processo avaliativo daquela escola. Trata das possibilidades para um processo de avaliação no campo, a partir da discussão dos fundamentos teóricos metodológicos da avaliação nas escolas do Ensino Infantil e Fundamental. Busca-se, portanto, demonstrar que a avaliação e fundamental para o asseguramento da cidadania, uma vez que traz benefícios valiosos para aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem, vivenciam transformações sócio-culturais marcantes em suas vidas. O que se constata especialmente, e o grau de motivação dos alunos que veem a avaliação como forma de punição e não como meio de enriquecer o seu conhecimento e alargando o seu leque de capacidade de enfrentar problemas. A avaliação e um processo contínuo para o crescimento pessoal e, por conseguinte para a constituição do sujeito social. Outro fato incidente que se revela bastante preocupante na educação esta relacionado a formação de professores e sua pratica no ensino. Neste aspecto, os professores enfrentam circunstancias de mudanças que os obrigam a fazer mal o seu trabalho sendo assim, considerados como responsáveis imediatos pelas falhas do sistema de ensino. Ha diversos indicadores que se referem a uma mau qualidade do ensino: o avango das ciências, das tecnologias, as profundas mudanças sociais ocorridas na sociedade tem causado mal estar na profissão docente. Então, se faz necessário que o professor pense criticamente e estudar cientificamente a realidade, isto e, sob o ponto de vista histórico, aprendendo a realidade natural e social na sua transformação em objetos de conhecimento pela atuação humana passada e presente, incluindo a atividade própria do aluno de reelaboração desses objetos de conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem numa perspectiva construtivista e libertadora.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13160-
dc.date.accessioned2020-07-06T12:03:21Z-
dc.date.available2020-07-06-
dc.date.available2020-07-06T12:03:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem - avaliaçãopt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectSchool evaluationpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectTeaching and learning - assessmentpt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Leide Dayana Leite.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessment of learning in a constructivist and liberating perspective.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Leide Dayana Leite. Avaliação da aprendizagem numa perspectiva construtivista e libertadora. 2009. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEIDE DAYANA LEITE FERREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfLeide Dayana Ferreira Leite. Monografia Pedagocia. CFP 20092.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.