Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13162
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMUNIZ, F. F. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa identificar as dificuldades de aprendizagem: leitura nos anos iniciais do ensino fundamental, foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Rosado de Oliveira, localizada na rua Pe. Jerônimo Munhoz, S/N na cidade de Jerico-PB. 0 trabalho foi realizado no fundamental 1, e a pesquisa foi efetivada com alunos da 2ª série composta de 30 alunos numa faixa etária entre 8 a 10 anos. Diante da problemática que assola a instituição escolar que se constitui em reconhecer e somar as principais dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e que propomos uma tomada de consciência da pratica da leitura não só na instituição escolar, mas na vida do educador, tornando-o cidadão critico. O trabalho foi realizado através de instrumentos que possibilitam grande quantidade de informações que corresponde aos questionários, entrevistas e registro de observações, os quais foram aplicados aos professores, gestores e alunos. Para realizar o presente estudo optou-se por uma pesquisa de Estudo de Caso, pois através desse processo e que temos oportunidade de uma relevante aproximação com o tema estudado. Com o objetivo de entendermos melhor o tema estudado optamos por selecionar itens relacionados a temática, dessa forma o primeiro capitulo e constituído por: Evolução histórica da leitura, que aborda um pouco do histórico da leitura compreendendo que na antiguidade o conhecimento era transmitido oralmente e que a leitura tinha caráter religioso. O segundo item caracteriza-se por caracterizar as praticas de leitura na escola. O item seguinte e composto por algumas considerações e conceitos de leitura que caracteriza-se por identificar a importância da leitura e alguns conceitos atribuídos a mesma. O ultimo item corresponde aos PCN'S e leitura, que inclui todo um relatório mostrando a concepção de leitura para os PCN'S. O segundo capitulo e constituído pela analise dos dados que consta do estudo de caso que relata o tipo de pesquisa que foi realizada como também o local e os instrumentos utilizados para efetivação desse trabalho. Em seguida a analise dos questionários aplicados ao publico alvo que corresponde aos alunos como também aos professores e gestores, fazendo parte desse capitulo a analise do estagio juntamente com o registro do caderno de campo. O terceiro capitulo corresponde as considerações finais e os anexos. Compreendendo dessa forma uma seleção dos principais itens existentes nesse trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2008-04-05-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13162-
dc.date.accessioned2020-07-06T13:10:23Z-
dc.date.available2020-07-06-
dc.date.available2020-07-06T13:10:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectRelação-professor-alunopt_BR
dc.subjectLeitura- evolução históricapt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshippt_BR
dc.subjectReading - historical evolutionpt_BR
dc.subjectReading practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMUNIZ, Franciene Figueiredo Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLearning to read in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationMUNIZ, Franciene Figueiredo Silva. Aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCIENE FIGUEIREDO SILVA MUNIZ. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. 2008.pdfFranciene Figueiredo Silva Muniz. Monografia Pedagogia. CFP 2008.2.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.