Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13163
Title: Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa.
Other Titles: Indiscipline versus learning: a significant approach.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Francisca Amaro dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Indisciplina escolar;Práticas disciplinares;Escola e disciplinamento;Metodologia de docentes- alunos indisciplinados;School indiscipline;Disciplinary practices;School and discipline;Methodology of teachers - undisciplined students
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Francisca Amaro dos. Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho que realizamos surgiu da necessidade de compreender e analisar como ocorre a indisciplina na escola deixando lacunas no processo ensino-aprendizagem nas series iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Crispim Coelho, Cajazeiras-PB. De modo que, aplicamos um questionário com sete professoras dessas series, a fim de conhecer como elas percebem a problemática, como as crianças consideradas "indisciplinadas" lidam com as atividades propostas durante a aula e de que modo a indisciplina tem afetado o caminhar das aulas dessas professoras. A seguir, fizemos a analise do questionário a partir da nossa compreensão e a luz de fundamentais teóricas de diferentes autores. Realizamos ainda um trabalho de pesquisa com a família dos discentes do 3° serie, no intuito de identificar a causa da indisciplina na escola segundo algumas propostas dos autores com os quais fizemos a fundamentação teórica. E necessário que a escola faca valer a questão de trabalhar a relação vida cotidiana e vida escolar. Com relação ao trabalho com atividades voltadas para amizade e respeito com o outro percebemos o quanto foi proveitoso, pois as crianças se mostram atraída e participativa durante a realização das mesmas. Enfim, todo o percurso do nosso trabalho de pesquisa foi grandioso para a nossa formação e prática docente.
Keywords: Indisciplina escolar
Práticas disciplinares
Escola e disciplinamento
Metodologia de docentes- alunos indisciplinados
School indiscipline
Disciplinary practices
School and discipline
Methodology of teachers - undisciplined students
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13163
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA AMARO DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfFrancisca Amaro dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2008.2.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.