Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13163
Title: | Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa. |
Other Titles: | Indiscipline versus learning: a significant approach. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Francisca Amaro dos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Indisciplina escolar;Práticas disciplinares;Escola e disciplinamento;Metodologia de docentes- alunos indisciplinados;School indiscipline;Disciplinary practices;School and discipline;Methodology of teachers - undisciplined students |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Francisca Amaro dos. Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O trabalho que realizamos surgiu da necessidade de compreender e analisar como ocorre a indisciplina na escola deixando lacunas no processo ensino-aprendizagem nas series iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Crispim Coelho, Cajazeiras-PB. De modo que, aplicamos um questionário com sete professoras dessas series, a fim de conhecer como elas percebem a problemática, como as crianças consideradas "indisciplinadas" lidam com as atividades propostas durante a aula e de que modo a indisciplina tem afetado o caminhar das aulas dessas professoras. A seguir, fizemos a analise do questionário a partir da nossa compreensão e a luz de fundamentais teóricas de diferentes autores. Realizamos ainda um trabalho de pesquisa com a família dos discentes do 3° serie, no intuito de identificar a causa da indisciplina na escola segundo algumas propostas dos autores com os quais fizemos a fundamentação teórica. E necessário que a escola faca valer a questão de trabalhar a relação vida cotidiana e vida escolar. Com relação ao trabalho com atividades voltadas para amizade e respeito com o outro percebemos o quanto foi proveitoso, pois as crianças se mostram atraída e participativa durante a realização das mesmas. Enfim, todo o percurso do nosso trabalho de pesquisa foi grandioso para a nossa formação e prática docente. |
Keywords: | Indisciplina escolar Práticas disciplinares Escola e disciplinamento Metodologia de docentes- alunos indisciplinados School indiscipline Disciplinary practices School and discipline Methodology of teachers - undisciplined students |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13163 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA AMARO DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Francisca Amaro dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 2.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.