Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13166
Title: Leitura: semeadura de conhecimento.
Other Titles: Reading: sowing knowledge.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Francisca Vieira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Aquisição de leitura- dificuldades;Leitura- ensino;Aprendizagem de leitura;Atividades de leitura;Formação de leitor;Reading acquisition - difficulties;Reading- teaching;Learning to read;Reading activities;Reader training
Issue Date: 5-Apr-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Francisca Vieira. Leitura: semeadura de conhecimento. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo intitulado de Leitura Semeadura de Conhecimento e o resultado de estudo de caso, com o objetivo de contribuir para amenizar as dificuldades de aquisição da leitura no processo de ensino e aprendizagem. Para desenvolvermos esse trabalho partimos das dificuldades enfrentadas por professores e alunos da Escola Agripino Fernandes Das Chagas.localizada na cidade de Vieirópolis, enfocando questões referentes a atuação dos mesmos com o trabalho de leitura, como também as dificuldades de aquisição da leitura pelos educandos. O convívio com essas dificuldades na nossa pratica docente nos levou a investigar e melhor compreender essa realidade. Nesse sentido tragamos inicialmente as seguintes metas: observar a criatividade do professor em atividades que envolvam a leitura, analisar a metodologia usada pelo professor para despertar no aluno o gosto pela leitura, investigar se o aluno compreende e desempenha-se na pratica de leitura. A coleta dos dados foi realizada, a partir da aplicação de questionários, com educadores e educandos, como também observação das atividades desenvolvidas em sala de aula. A partir da coleta e analise desses dados elaboramos e desenvolvemos em sala de aula atividades aplicadas através da mediação e da interação entre educadores e educandos.
Keywords: Aquisição de leitura- dificuldades
Leitura- ensino
Aprendizagem de leitura
Atividades de leitura
Formação de leitor
Reading acquisition - difficulties
Reading- teaching
Learning to read
Reading activities
Reader training
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13166
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA VIEIRA BARBOSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfFrancisca Vieira Barbosa. Monografia Pedagogia. CFP 2008. 1.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.