Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13169
Title: Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática.
Other Titles: Contextualizing knowledge and rediscovering the teaching-learning process of mathematics.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Josefa Carolino de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Matemática- estudo e ensino;Aprendizagem de matemática- dificuldades;Conhecimento matemática- construção;Matemática - historicidade;Ludicidade;Mathematics - study and teaching;Math learning - difficulties;Mathematical knowledge - construction;Mathematics - historicity;Playfulness
Issue Date: 4-Apr-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Josefa Carolino de. Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo intitulado "Contextualizando o conhecimento e redescobrindo a Matemática" foi desenvolvido na Escola Estadual Dom. Moisés Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras - Pb, e objetiva compreender as principais causas do processo ensino-aprendizagem Matemática ser tido como mecânico e descontextualizado com a realidade dos educandos. Imbuídos a este objetivo procuramos realizar um resgate histórico acerca do conhecimento matemático, bem como identificar as causas pelas quais ocorrem as dificuldades no tocante a aprendizagem deste saber; verificando como os recursos didáticos podem influenciar neste processo; e também evidenciar como se da a construção do conhecimento matemático através do aspecto lúdico. Para tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica a luz de Kamii, Net©, Piaget, Vygostky, dentre outros, na qual investigamos algumas alternativas metodológicas que proporcionasse desmistificar alguns mitos relacionados a este saber, bem como possibilitar repensar o fazer matemático como algo vivo e dinâmico. Assim, desenvolvemos um estudo de caso referente a problemática posta, tendo em vista subsidiar tanto os docentes quanto os discentes na promoção de um ensino-aprendizagem contextualizado e acima de tudo comprometido com os interesses e necessidades dos educandos. Desta forma, acreditamos alcançar a construção de um saber matemático autônomo e interacionista, no qual a aprendizagem ocorre a partir do confronto de ideias e baseado essencialmente em atividades que façam parte da vida diária dos educandos, isto e uma aprendizagem verdadeiramente significativa.
Keywords: Matemática- estudo e ensino
Aprendizagem de matemática- dificuldades
Conhecimento matemática- construção
Matemática - historicidade
Ludicidade
Mathematics - study and teaching
Math learning - difficulties
Mathematical knowledge - construction
Mathematics - historicity
Playfulness
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13169
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA CAROLINO DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfJosefa Carolino de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2008. 2.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.