Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13169
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, J. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1124067068520914pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoEste estudo intitulado "Contextualizando o conhecimento e redescobrindo a Matemática" foi desenvolvido na Escola Estadual Dom. Moisés Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras - Pb, e objetiva compreender as principais causas do processo ensino-aprendizagem Matemática ser tido como mecânico e descontextualizado com a realidade dos educandos. Imbuídos a este objetivo procuramos realizar um resgate histórico acerca do conhecimento matemático, bem como identificar as causas pelas quais ocorrem as dificuldades no tocante a aprendizagem deste saber; verificando como os recursos didáticos podem influenciar neste processo; e também evidenciar como se da a construção do conhecimento matemático através do aspecto lúdico. Para tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica a luz de Kamii, Net©, Piaget, Vygostky, dentre outros, na qual investigamos algumas alternativas metodológicas que proporcionasse desmistificar alguns mitos relacionados a este saber, bem como possibilitar repensar o fazer matemático como algo vivo e dinâmico. Assim, desenvolvemos um estudo de caso referente a problemática posta, tendo em vista subsidiar tanto os docentes quanto os discentes na promoção de um ensino-aprendizagem contextualizado e acima de tudo comprometido com os interesses e necessidades dos educandos. Desta forma, acreditamos alcançar a construção de um saber matemático autônomo e interacionista, no qual a aprendizagem ocorre a partir do confronto de ideias e baseado essencialmente em atividades que façam parte da vida diária dos educandos, isto e uma aprendizagem verdadeiramente significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleContextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática.pt_BR
dc.date.issued2008-04-04-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13169-
dc.date.accessioned2020-07-06T15:20:58Z-
dc.date.available2020-07-06-
dc.date.available2020-07-06T15:20:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatemática- estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem de matemática- dificuldadespt_BR
dc.subjectConhecimento matemática- construçãopt_BR
dc.subjectMatemática - historicidadept_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectMathematics - study and teachingpt_BR
dc.subjectMath learning - difficultiespt_BR
dc.subjectMathematical knowledge - constructionpt_BR
dc.subjectMathematics - historicitypt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Josefa Carolino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContextualizing knowledge and rediscovering the teaching-learning process of mathematics.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Josefa Carolino de. Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA CAROLINO DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfJosefa Carolino de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2008. 2.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.