Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13173
Title: Avaliação cotidiana na escola.
Other Titles: Daily assessment at school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Alcilene da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Avaliação escolar;Prática pedagógica;Escola;Avaliação cotidiana;School evaluation;Pedagogical practice;School;Daily evaluation
Issue Date: 5-Apr-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Alcilene da. Avaliação cotidiana na escola. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: contribuir com os professores e sistema escolar ajudando-os a compreender a avaliação como um processo continuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas do planejamento do trabalho do professor e da escola como um todo e no sentido de que pratique uma ação didático-pedagógica, com o conseqüente bem estar do aluno ao alcance de resultados compensadores da aprendizagem. Busca-se também, sensibiliza-los no que diz respeito as mudanças na forma de avaliar. Mostrar que a avaliação deve ser colocada a serviço de uma maior aprendizagem, o mais importante não e avaliar, e sim avaliar bem. E necessário ter clareza em relação ao papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem e verificar constantemente se ela estiver contribuindo para a melhoria desse processo. Dessa forma a avaliação não pode ser um problema só de medidas, mas, sobretudo de compreensão. Avaliar-se para compreender fazer os ajustes necessários e melhorar o resultado. Nesse sentido a avaliação baseia-se na perspectiva da estruturação do conhecimento, entendendo-se a ação de avaliar como processual e revelador das possibilidades de construção de um processo educativo mais dinâmico. Quando utilizada como instrumento de compreensão de estágios de aprendizagem em que o aluno se encontra e não como uma função classificatória: promover o aluno pela "nota". O estudo foi realizado na Escola Municipal Laurentino Jose da Silva, na cidade de Mato Grosso - PB.
Keywords: Avaliação escolar
Prática pedagógica
Escola
Avaliação cotidiana
School evaluation
Pedagogical practice
School
Daily evaluation
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13173
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ALCILENE DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfMaria Alcilene da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2008. 2.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.