Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13184
Title: Leitura: um processo em construção.
Other Titles: Reading: a process under construction.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Adriana de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
Keywords: Leitura;Leitura-prática;Leitura-importância;Reading;Reading-practice;Reading-importance
Issue Date: 9-May-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Adriana de. Leitura: um processo em construção. 2007. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de superar as dificuldades inerentes ao processo de leitura. Objetivo deste trabalho evidenciar a importância da leitura para a formação cidadã do educando. Refletir sobre o processo de leitura vivenciado na escola e ainda identificar o significado social da leitura para o aluno. Por fim, pretende-se analisar as práticas docentes em relação à formação de alunos leitores e os recursos didáticos utilizados no processo de desenvolvimento da leitura. A referida pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Pereira Lima, do município de São José De Piranhas- PB. A parte metodológica correspondente aos procedimentos técnicos utilizados para a obtenção dos dados necessários ao desenvolvimento da pesquisa, em seguida, realizamos uma pesquisa-ação, por estar diretamente vinculada ao objetivo de estudo. É fundamental que os educandos possam vivenciar na escola situações em que a leitura esteja vinculada diretamente ao prazer e ao atendimento das necessidades cotidianas. Entendemos que a leitura deve ir além da ala de aula, deve incorporar novos hábitos de leitura, visto que na atualidade existem diversos tipos, sendo assim, a leitura é de grande importância para a vida das pessoas, é por isso, que ela é uma das atividades indispensáveis desenvolvidas pelos professores para a formação dos educandos, como um dos elementos fundamentais para o exercício da cidadania.
Abstract: This work was developed with the purpose of overcoming the difficulties inherent to the reading process. Objective of this work is to highlight the importance of reading for the student's citizen formation. Reflect on the reading process experienced at school and also identify the social meaning of reading for the student. Finally, it is intended to analyze teaching practices in relation to the training of student readers and the didactic resources used in the process of developing reading. This research was carried out at the Joaquim Pereira Lima Municipal Elementary School, in the municipality of São José De Piranhas- PB. The methodological part corresponding to the technical procedures used to obtain the necessary data for the development of the research, then we carry out an action research, as it is directly linked to the study objective. It is essential that students can experience situations in school where reading is directly linked to pleasure and meeting everyday needs. We understand that reading must go beyond the classroom wing, it must incorporate new reading habits, since nowadays there are several types, therefore, reading is of great importance for people's lives, that is why it is a the indispensable activities developed by teachers for the training of students, as one of the fundamental elements for the exercise of citizenship.
Keywords: Leitura
Leitura-prática
Leitura-importância
Reading
Reading-practice
Reading-importance
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13184
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANA DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfAdriana de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2007.2.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.