Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, M. J. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoEste estudo desenvolvido na E. E. E. I. E. F. Cônego Manoel Jácome, localizada na cidade de São João do Rio do Peixe - PB, tem como escopo mostrar a relevância da leitura no desenvolvimento intelectual dos indivíduos, dando enfase a sua influencia na aprendizagem dos alunos. Partiu-se do pressuposto de que os conceitos de leitura, geralmente difundidos na escola, restringem o papel desta atividade na vida dos alunos, fazendo com que surjam muitos obstáculos para o pleno desenvolvimento de suas capacidades intelectuais. Com o objetivo de fornecer um conceito amplo de leitura e de modificar as praticas de leitura desmotivadoras, dentro e fora da escola. O presente estudo pretende indicar quais as metodologias, atividades e materiais que proporcionam uma péssima visão sobre leitura e que acabam prejudicando a vida dos indivíduos. Para isso, utilizou-se da pesquisa de campo e da analise quantitativa e qualitativa de dados, assim como também da revisão bibliográfica de autores como Foucambert, Martins, Zilberman e muitos outros. Primeiro, realizou-se um apanhado sobre diversos aspectos da atividade de leitura, a fim de apresentar a leitura como fundamento do conhecimento, e em seguida, foram averiguados os dados colhidos através de questionários e observações, e feita uma analise dos seus resultados. Ao final, é possível entender que uma visão mais ampla sobre a atividade de leitura pode ajudar os indivíduos a desenvolver suas potencialidades intelectuais e que, portanto, esta atividade, merece uma atenção especial por parte de educadores e alunos, que precisam compreender que apesar de complexa, esta atividade e indispensável para quem anseia uma educação de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleLeitura: uma complexa atividade de aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2008-04-05-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13186-
dc.date.accessioned2020-07-08T09:57:43Z-
dc.date.available2020-07-08-
dc.date.available2020-07-08T09:57:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura - metodologia de ensinopt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectAprendizagem de leiturapt_BR
dc.subjectReading - teaching methodologypt_BR
dc.subjectReading practicept_BR
dc.subjectLearning to readpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Maria José Lourenço.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading: a complex learning activity.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Maria José Lourenço. Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem. 2008. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSÉ LOURENÇO GOMES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf Maria José Lourenço Gomes. Monografia Pedagogia. CFP 2008. 5.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.