Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13188
Title: O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista.
Other Titles: The reading process in the early years of elementary school: a socio - constructivist perspective.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Maria Verônica Duarte Vital.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Leitura;Ensino fundamental;Processo de leitura - séries iniciais;Aprendizagem de leitura;Reading;Elementary School;Reading process - initial series;Learning to read
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Maria Verônica Duarte Vital. O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. 2008. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Nos últimos tempos, o processo da leitura tem sido motivo de muitas especulações tendo em vista que o domínio da leitura concerne num importante passo para que o individuo possa viver plenamente no mundo letrado. O objetivo principal deste estudo e expor e percorrer o processo da leitura os anos iniciais do ensino fundamental, dando um norte aos docentes que trabalham nestes anos para que haja uma compreensão do que ocorre com os alunos em desenvolverem essa habilidade. A partir dessa compreensão enseja a discussão sobre a viabilidade de meios que possam superar tais dificuldades, contribuindo dessa forma para a transformação da ação dos docentes perante o interesse de enfatizar a aprendizagem da leitura, levando-os a reconhecer a importância do ato de ler. Este estudo norteia ainda para a nova pedagogia da leitura que ressalta a leitura espontânea, com leituras desafiadoras que levem os alunos a construírem hipóteses, construindo dessa forma seu próprio conhecimento e o professor um mediador nesta construção. Exterminando das escolas, aquela leitura silabada do método tradicional que proporcionava aos alunos a simplesmente repetir o que o professor transmitia. A leitura deixa de ser vista como mera decodificação mecânica de palavras e passa a ser conhecida como um processo amplo de ação-reflexão, que desenvolva a capacidade cognitiva dos educandos.
Keywords: Leitura
Ensino fundamental
Processo de leitura - séries iniciais
Aprendizagem de leitura
Reading
Elementary School
Reading process - initial series
Learning to read
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13188
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA VERÔNICA DUARTE VITAL ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfMaria Verônica Duarte Vital Aves. Monografia Pedagogia. CFP 2008.1.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.