Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13188
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, M. V. D. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoNos últimos tempos, o processo da leitura tem sido motivo de muitas especulações tendo em vista que o domínio da leitura concerne num importante passo para que o individuo possa viver plenamente no mundo letrado. O objetivo principal deste estudo e expor e percorrer o processo da leitura os anos iniciais do ensino fundamental, dando um norte aos docentes que trabalham nestes anos para que haja uma compreensão do que ocorre com os alunos em desenvolverem essa habilidade. A partir dessa compreensão enseja a discussão sobre a viabilidade de meios que possam superar tais dificuldades, contribuindo dessa forma para a transformação da ação dos docentes perante o interesse de enfatizar a aprendizagem da leitura, levando-os a reconhecer a importância do ato de ler. Este estudo norteia ainda para a nova pedagogia da leitura que ressalta a leitura espontânea, com leituras desafiadoras que levem os alunos a construírem hipóteses, construindo dessa forma seu próprio conhecimento e o professor um mediador nesta construção. Exterminando das escolas, aquela leitura silabada do método tradicional que proporcionava aos alunos a simplesmente repetir o que o professor transmitia. A leitura deixa de ser vista como mera decodificação mecânica de palavras e passa a ser conhecida como um processo amplo de ação-reflexão, que desenvolva a capacidade cognitiva dos educandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13188-
dc.date.accessioned2020-07-08T10:28:02Z-
dc.date.available2020-07-08-
dc.date.available2020-07-08T10:28:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProcesso de leitura - séries iniciaispt_BR
dc.subjectAprendizagem de leiturapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectReading process - initial seriespt_BR
dc.subjectLearning to readpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Maria Verônica Duarte Vital.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe reading process in the early years of elementary school: a socio - constructivist perspective.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Maria Verônica Duarte Vital. O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. 2008. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA VERÔNICA DUARTE VITAL ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfMaria Verônica Duarte Vital Aves. Monografia Pedagogia. CFP 2008.1.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.