Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13189
Title: Pedagogia dos projetos: uma proposta de mudança na educação.
Other Titles: Project pedagogy: a proposal for change in education.
???metadata.dc.creator???: MENDES, Matilde Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Pedagogia dos projetos;Interdisciplinaridade;Atividades pedagógicas;Pedagogia - retrospectiva histórica;Pedagogy of projects;Interdisciplinarity;Pedagogical activities;Pedagogy - historical retrospective
Issue Date: 3-Apr-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENDES, Matilde Gonçalves. Pedagogia dos projetos: uma proposta de mudança na educação. 2008. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo da temática Pedagogia dos Projetos, teve como objetivo investigar o papel da Pedagogia dos Projetos dentro do espaço escolar. Neste sentido busca-se analisar e compreender o trabalho do professor a partir desta proposta pedagógica. O estudo realizado através de observações, entrevistas, questionários e intervenções praticas, permitiu uma compreensão maior acerca das dificuldades de como educadores e educandos envolvidos na Pedagogia dos Projetos podem trabalhar. A nossa pretensão com este trabalho e antes de tudo despertar a reflexão de como podemos desenvolver um trabalho a partir dessa proposta pedagógica, analisando quais atitudes pode-se tomar para desenvolver um trabalho na perspectiva da Pedagogia dos Projetos. O nosso interesse e contribuir com o trabalho na sala de aula, realizando um trabalho integrado entre professores e alunos. Acredita-se que um trabalho desenvolvido nesta perspectiva pode vir contribuir no processo de ensino e aprendizagem, logo, ela oportunizara a construção do conhecimento de forma autônoma e ate prazerosa na medida que docentes e discentes trabalhem interagindo seus deveres e saberes. Evidenciamos, portanto, como o trabalho subsidiado por projetos oportuniza uma maneira de pensar a função da escola pensar, a educação articulada com a realidade social. Diante disso demonstra-se importância de buscar melhorias para a ação docente e um ensino valorizando as capacidades intelectuais dos alunos.
Keywords: Pedagogia dos projetos
Interdisciplinaridade
Atividades pedagógicas
Pedagogia - retrospectiva histórica
Pedagogy of projects
Interdisciplinarity
Pedagogical activities
Pedagogy - historical retrospective
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13189
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATILDE GONÇALVES MENDES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfMatilde Gonçalves Mendes. Monografia Pedagogia. CFP 2008. 3.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.