Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13190
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFRANÇA, R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5935596024133593pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoEste estudo visou analisar as questões envolvidas nas atividades em sala de aula utilizando o jogo de Xadrez como instrumento pedagógico, tendo em vista identificar de que forma essa pratica vem a proporcionar o desenvolvimento intelectual do educando, bem como a interdisciplinaridade. Para essa analise, fez-se necessário o envolvimento de sujeitos com idade escolar de 9 a 12 anos, do 5° ano da escola escolhida para sua realização. A metodologia usada, para isso foi um estudo de caso, na perspectiva da pesquisa qualitativa, cuja a observação da atuação dos sujeitos envolvidos e uso de entrevistas com estes, veio a proporcionar subsídios de significativa valia para essa analise. Para o embasamento desse trabalho foi feito um aparato metodológico baseado na teoria piagetiana, tomando como referencias estudos realizados por profissionais e teóricos da educação no Brasil, bem como publicações da imprensa acerca de experiencias com o jogo nas escolas desse pais. Os resultados dessa pesquisa, parecem indicar que o uso do Xadrez como instrumento pedagógico pode viabilizar o aprimoramento da capacidade cognitiva dos sujeitos envolvidos, alem de oferecer condições para facilitar suas formas de estudar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO jogo de xadrez como instrumento pedagógico.pt_BR
dc.date.issued2008-04-05-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13190-
dc.date.accessioned2020-07-08T10:45:33Z-
dc.date.available2020-07-08-
dc.date.available2020-07-08T10:45:33Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectJogo de xadrezpt_BR
dc.subjectInstrumento pedagógicopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTeoria Piagetianapt_BR
dc.subjectXadrez e a escolapt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectChess gamept_BR
dc.subjectPedagogical toolpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectPiagetian theorypt_BR
dc.subjectChess and the schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFRANÇA, Rejaneide de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe game of chess as a pedagogical tool.pt_BR
dc.identifier.citationFRANÇA, Rejaneide de. O jogo de xadrez como instrumento pedagógico. 2008. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REJANEIDE DE FRANÇA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfRejaneide de França. Monografia Pedagogia. CFP 2008. 1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.