Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13194
Title: Redimensionando o processo da leitura e da escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Alves Farias.
Other Titles: Resizing the reading and writing process at the Antônio Alves Farias Municipal Elementary School.
???metadata.dc.creator???: MOREIRA, Maria Aparecida Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: CAMPOS, Maria de Lourdes
Keywords: Leitura e escrita;Escola e leitura;Prática docente;Reading and writing;School and reading;Teaching practice
Issue Date: 3-Apr-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOREIRA, Maria Aparecida Gomes. Redimensionando o processo da leitura e da escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Alves Farias. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: A temática "Redimensionando o Processo da Leitura e da Escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Alves de Farias" aborda informações sobre as praticas pedagógicas dos docentes e discentes em relação a leitura e escrita, e como a mesma precisa ser trabalhada nas series iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Antonio Alves de Farias, na cidade de Baixio - Ceara, com o objetivo analisar a importância da diversidade metodológica na pratica da leitura em sala de aula, visando compreender a relevância desse tema nos dias atuais na vida das pessoas. Dessa forma, nosso trabalho e fundamentado teoricamente na visão de vários autores, como Freire, Foucambert, Martins, Ferreiro, Zilberman, dentre outros que defendem a leitura e a escrita como um dos mecanismos que auxiliam na aquisição do conhecimento e na formação de cidadãos críticos. Os dados foram coletados através de questionário como forma melhor compreender a atuação dos docentes em sala de aula e assim analisar o desempenho dos discentes. Observamos que os professores ainda enfrentam dificuldades para trabalhar a temática em questão, porque hoje existem vários fatores que interferem no desenvolvimento desse processo, como a mídia, locadoras e ate mesmo a família que na maioria das vezes não favorece o exercício dessa pratica. Portanto, este estudo possibilitou a nossa compreensão em relação ao desempenho do aluno, que esta diretamente relacionado com o meio em que este educando esteja inserido. Desse modo, cabe a nos educadores desenvolvermos uma pratica pedagógica que mobilize a sociedade "demonstrando que e possível mudar". Freire (1996; p. 112).
Keywords: Leitura e escrita
Escola e leitura
Prática docente
Reading and writing
School and reading
Teaching practice
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13194
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA APARECIDA GOMES MOREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfMaria Aparecida Gomes Moreira. Monografia Pedagogia. CFP 2008. 2.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.