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dc.creator.IDMOREIRA, M. A. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.-
dc.contributor.advisor1IDTORRES, A. L. M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290068964313599pt_BR
dc.contributor.advisor2CAMPOS, Maria de Lourdes-
dc.contributor.advisor2IDCAMPOS, M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/709435374248625pt_BR
dc.description.resumoA temática "Redimensionando o Processo da Leitura e da Escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Alves de Farias" aborda informações sobre as praticas pedagógicas dos docentes e discentes em relação a leitura e escrita, e como a mesma precisa ser trabalhada nas series iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Antonio Alves de Farias, na cidade de Baixio - Ceara, com o objetivo analisar a importância da diversidade metodológica na pratica da leitura em sala de aula, visando compreender a relevância desse tema nos dias atuais na vida das pessoas. Dessa forma, nosso trabalho e fundamentado teoricamente na visão de vários autores, como Freire, Foucambert, Martins, Ferreiro, Zilberman, dentre outros que defendem a leitura e a escrita como um dos mecanismos que auxiliam na aquisição do conhecimento e na formação de cidadãos críticos. Os dados foram coletados através de questionário como forma melhor compreender a atuação dos docentes em sala de aula e assim analisar o desempenho dos discentes. Observamos que os professores ainda enfrentam dificuldades para trabalhar a temática em questão, porque hoje existem vários fatores que interferem no desenvolvimento desse processo, como a mídia, locadoras e ate mesmo a família que na maioria das vezes não favorece o exercício dessa pratica. Portanto, este estudo possibilitou a nossa compreensão em relação ao desempenho do aluno, que esta diretamente relacionado com o meio em que este educando esteja inserido. Desse modo, cabe a nos educadores desenvolvermos uma pratica pedagógica que mobilize a sociedade "demonstrando que e possível mudar". Freire (1996; p. 112).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleRedimensionando o processo da leitura e da escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Alves Farias.pt_BR
dc.date.issued2008-04-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13194-
dc.date.accessioned2020-07-08T14:19:04Z-
dc.date.available2020-07-08-
dc.date.available2020-07-08T14:19:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEscola e leiturapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectSchool and readingpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOREIRA, Maria Aparecida Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeResizing the reading and writing process at the Antônio Alves Farias Municipal Elementary School.pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Maria Aparecida Gomes. Redimensionando o processo da leitura e da escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Alves Farias. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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MARIA APARECIDA GOMES MOREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfMaria Aparecida Gomes Moreira. Monografia Pedagogia. CFP 2008. 2.68 MBAdobe PDFView/Open


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