Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13200
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, R. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/709435374248625pt_BR
dc.description.resumoA importância do tema leitura e escrita na vida do homem da sociedade capitalista vigente suscitam inúmeras discussões. Estas discussões foram analisadas e reconhecidas através da pratica educativa que teve lugar na escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Costa e Silva, Cajazeiras - PB. Com o objetivo de analisar a deficiência do ato de ler e escrever na l a serie do ensino fundamental, estas discussões se fazem objeto de estudo deste trabalho, que certamente contribuirá para conscientizar o profissional em educação, da necessidade de redimensionar os procedimentos metodológicos que envolvem a construção deste saber. Neste estudo, priorizou-se como fundamentação teórica, vários estudiosos do tema, tais como: Paulo Freire, Maria Helena Martins, Ana Teberosky e Teresa Colomer, Emilia Ferreiro. Nukacia Almeida, Aurea Zavan e Luis Carlos Cagliari. Para a realização desta pesquisa, optamos pela utilização do questionário como instrumento de coleta de dados. As perguntas inseridas neste instrumento de pesquisa, voltaram-se para a compreensão dos procedimentos utilizados pelos educadores no sentido de tornar eficaz o processo do ensino aprendizagem do ato de ler e escrever. Os resultados, mostram a deficiência e a necessidade urgente de que sejam tomadas medidas eficazes no sentido de superar as dificuldades que permeiam este aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO Processo de construção da leitura e da escrita na escola.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13200-
dc.date.accessioned2020-07-08T16:11:38Z-
dc.date.available2020-07-08-
dc.date.available2020-07-08T16:11:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura e escrita- ensinopt_BR
dc.subjectLer- dificuldadespt_BR
dc.subjectEscrever- dificuldadespt_BR
dc.subjectPrática educativa- leitura e escritaspt_BR
dc.subjectReading and writing - teachingpt_BR
dc.subjectRead- difficultiespt_BR
dc.subjectWriting difficultiespt_BR
dc.subjectEducational practice - reading and writingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Roseane Braga da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe process of building reading and writing at school.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Roseane Braga da. O Processo de construção da leitura e da escrita na escola. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSEANE BRAGA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfRoseane Braga da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2008. 2.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.