Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, R. A. T.pt_BR
dc.creator.IDXAVIER, M. S. F.-
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por tema: Avaliação da aprendizagem: um processo diagnostico. Partindo da compreensão de que a avaliação e processo complexo, ou seja, um problema que aflige tanto os professores quantos aos alunos, portanto requer preparo para lidar com ele, visto que, a escola utiliza-se deste processo para verificar a eficacia do ensino aprendizagem, enfrentando os desafios na busca por melhores formas de avaliar seus alunos. Nessa perspectiva e que sentimos a necessidade de aprofundarmos o estudo a cerca dessa temática para tanto escolhermos a Escola Normal Estadual Ministro Jose Américo de Almeida na cidade de São João do Rio do Peixe - PB. Com oito professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental que responderam o questionário. Os dados foram obtidos através de entrevistas, observação e regência. Nos capítulos I e II fazemos uma revisão bibliográfica das obras mais importantes sobre o ato de avaliar que e essencial na construção do estudo. Esta revisão foi complementada por um estudo de caso sobre a avaliação na escola. No capitulo III consta a analise dos dados da pesquisa realizada. A analise de dados tem como finalidade descobrir o que e realmente relevante para uma tomada de decisões e serve também para mostrar para qual problema, e qual realidade devem-se direcionar os objetivos desse trabalho. Construindo algumas sugestões que venha amenizar as dificuldades encontradas pelos docentes para desenvolver a avaliação tendo o aluno como sujeito co-responsável pelo sucesso dessas atividades. No capitulo IV, por fim, fazemos as considerações finais do trabalho realizado junto as professoras sobre a temática a avaliação da aprendizagem. Relatamos os resultados da pesquisa e que contribuições trouxeram para nossa formação enquanto profissionais da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico.pt_BR
dc.date.issued2008-04-04-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13201-
dc.date.accessioned2020-07-08T16:26:28Z-
dc.date.available2020-07-08-
dc.date.available2020-07-08T16:26:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem educacionalpt_BR
dc.subjectSucesso escolarpt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectEducational assessmentpt_BR
dc.subjectEducational learningpt_BR
dc.subjectSchool successpt_BR
dc.subjectSchool failurept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares.-
dc.creatorXAVIER, Maria Sá Felizmino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLearning assessment: a diagnostic process.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares; XAVIER, Maria Sá Felizmino. Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSALIA ALMEIDA TAVARES ARAÚJO, MARIA SÁ FELIZMINO XAVIER. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdfRosalia Almeida Tavares Araújo; Maria Sá Felizmino Xavier. Monografia Pedagogia. CFP 2008. 1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.