Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13205
Title: Leitura e escrita: os desafios vivenciados pelos professores no processo de formação e leitores.
Other Titles: Reading and writing: the challenges experienced by teachers in the training process and readers.
???metadata.dc.creator???: BENEDITO, Ana Lúcia Gomes Braga.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
Keywords: Leitura e escrita-aprendizagem;Formação de leitores;Prática docente - leitura e escrita;Leitura - linguagem;Reading and writing-learning;Readers training;Teaching practice - reading and writing;Reading - language
Issue Date: 10-May-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BENEDITO, Ana Lúcia Gomes Braga. Leitura e escrita: os desafios vivenciados pelos professores no processo de formação e leitores. 2007. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente investigação tem como objetivo primordial desenvolver junto aos alunos, atividades que suscitem a descoberta do prazer da Ieitura e o despertar do senso crítico. Portanto, optei como metodologia por desenvolver uma pesquisa exploratória, iniciando de um levantamento bibliográfico aponderando-se por base em autores renomados como: Bagno, Breves Filho, Cagliari, Dias, Ferreiro & Teberosky, Freire, Gonçalves, Jolibert, Martins e Matos entre outros, que tornou possível um maior aprofundamento da temática. Optei como instrumento de coleta de dados a analise das observações vivenciadas em sala de aula, o que favoreceu uma visão panorâmica dos principais desafios encontrados pelos professores e alunos na aquisição da Ieitura. O que norteou a próxima ação da pesquisa com possíveis intervenções. Da qual passei a desenvolver um projeto de Ieitura com estrategias diversificadas, procurando envolver todos os discentes e docentes de forma espontânea e prazerosa, considerando sempre a razão primordial dessa pesquisa em redirecionar as ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, como também proporcionar possíveis soluções para o ensino-aprendizagem da Ieitura e da escrita. A partir dos estudos realizados torna-se cada vez mais evidente a necessidade de se investir no capital humano, tanto dos docentes, quanto da equipe de apoio pedagógico, para juntos sermos conhecedores das mudanças propostas no âmbito educacional, oferecendo um desenvolvimento coletivo e reflexivo ligando a realidade do educador, educando e comunidade para juntos vivenciarmos acoes para toda formação educacional do estudante e para a formação de cidadãos no mundo. Só assim podemos formar sujeitos conscientes, críticos e reflexivos da sua atuação e participação ativa no mundo em que vivemos.
Keywords: Leitura e escrita-aprendizagem
Formação de leitores
Prática docente - leitura e escrita
Leitura - linguagem
Reading and writing-learning
Readers training
Teaching practice - reading and writing
Reading - language
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13205
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA LÚCIA GOMES BRAGA BENEDITO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfAna Lúcia Gomes Braga Benedito. Monografia Pedagogia. CFP 2007. 2.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.