Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13205
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBENEDITO, A. L. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.description.resumoA presente investigação tem como objetivo primordial desenvolver junto aos alunos, atividades que suscitem a descoberta do prazer da Ieitura e o despertar do senso crítico. Portanto, optei como metodologia por desenvolver uma pesquisa exploratória, iniciando de um levantamento bibliográfico aponderando-se por base em autores renomados como: Bagno, Breves Filho, Cagliari, Dias, Ferreiro & Teberosky, Freire, Gonçalves, Jolibert, Martins e Matos entre outros, que tornou possível um maior aprofundamento da temática. Optei como instrumento de coleta de dados a analise das observações vivenciadas em sala de aula, o que favoreceu uma visão panorâmica dos principais desafios encontrados pelos professores e alunos na aquisição da Ieitura. O que norteou a próxima ação da pesquisa com possíveis intervenções. Da qual passei a desenvolver um projeto de Ieitura com estrategias diversificadas, procurando envolver todos os discentes e docentes de forma espontânea e prazerosa, considerando sempre a razão primordial dessa pesquisa em redirecionar as ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, como também proporcionar possíveis soluções para o ensino-aprendizagem da Ieitura e da escrita. A partir dos estudos realizados torna-se cada vez mais evidente a necessidade de se investir no capital humano, tanto dos docentes, quanto da equipe de apoio pedagógico, para juntos sermos conhecedores das mudanças propostas no âmbito educacional, oferecendo um desenvolvimento coletivo e reflexivo ligando a realidade do educador, educando e comunidade para juntos vivenciarmos acoes para toda formação educacional do estudante e para a formação de cidadãos no mundo. Só assim podemos formar sujeitos conscientes, críticos e reflexivos da sua atuação e participação ativa no mundo em que vivemos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleLeitura e escrita: os desafios vivenciados pelos professores no processo de formação e leitores.pt_BR
dc.date.issued2007-05-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13205-
dc.date.accessioned2020-07-09T10:49:50Z-
dc.date.available2020-07-09-
dc.date.available2020-07-09T10:49:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura e escrita-aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectPrática docente - leitura e escritapt_BR
dc.subjectLeitura - linguagempt_BR
dc.subjectReading and writing-learningpt_BR
dc.subjectReaders trainingpt_BR
dc.subjectTeaching practice - reading and writingpt_BR
dc.subjectReading - languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBENEDITO, Ana Lúcia Gomes Braga.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing: the challenges experienced by teachers in the training process and readers.pt_BR
dc.identifier.citationBENEDITO, Ana Lúcia Gomes Braga. Leitura e escrita: os desafios vivenciados pelos professores no processo de formação e leitores. 2007. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA LÚCIA GOMES BRAGA BENEDITO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfAna Lúcia Gomes Braga Benedito. Monografia Pedagogia. CFP 2007. 2.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.