Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13206
Title: Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita.
Other Titles: Social carriers of texts and the process of acquisition of reading and writing.
???metadata.dc.creator???: QUEIROGA, Ana Maria de Morais.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.
Keywords: Aquisição da leitura;Aquisição de escrita;Leitura e escrita;Funções sociais de leitura;Reading acquisition;Acquisition of writing;Reading and writing;Social reading functions
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUEIROGA, Ana Maria de Morais. Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita. 2007. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo objetivou a analise das metodologias e praticas educativas em relação a leitura e escrita com os Portadores Sociais de Textos. Buscou-se também através das atividades propostas orientar e refletir junto aos docentes outros níveis de conhecimentos, considerando a leitura e escrita como um processo continuo e interativo. Primeiramente foram fornecidos pressupostos gerais sobre o ensino nas series inicias, a elaboração da leitura e escrita, as teorias, as discussões e reflexões dentro do espaço escolar. Em seguida, abordamos a linguagem, suas concepções acerca da oralidade e escrita, e seus aspectos discursivos e características. Tentamos dentro desse contexto demonstrar a necessidade e a importância de o professor saber identificar as fases da aprendizagem do aluno para posteriormente adequar as atividades de acordo com o desenvolvimento da turma, afim de que os mesmos, através da construção de suas próprias hipóteses, pudessem formar seu concerto do que e a escrita, e de como se escreve. Tratamos também de algumas noções elementares da função social da leitura e escrita, da maneira como a interação entre o leitor e autor, via texto, influencia e estabelece as relações interpessoais. Ainda com a intenção de desenvolver as competências comunicativas dos alunos, realizamos atividades com diversos portadores de textos que circulam em nossa sociedade, posteriormente abordaram-se as dificuldades no processo de aprendizagem da leitura e escrita, ou seja, os pontos negativos que norteiam esse processo, os métodos adotados pelos professores e os livros didáticos, estes tidos como um dos grandes entraves da educação, e que em sua maioria reproduz o conhecimento, desvalorizando as vivencias e experiencias dos alunos. Apos o levantamento de todas as questões pertinentes ao desenvolvimento da temática, destacamos as opiniões e sugestões dos professores, estes grandes responsáveis pelo desenvolvimento do processo de elaboração de conhecimento. Outro elemento fundamental que esse estudo buscou, foi o de evidenciar a relação do aluno no grupo, visando a elaboração coletiva do conhecimento e a relação dialógica entre a criança e o professor. Esse estudo, portanto, remete-nos a uma proposta de ensino-aprendizagem significativa entre o sujeito-aprendiz e o objeto de conhecimento, mediatizada pelo professor, onde a leitura e a escrita devem ser pensadas como um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de conhecimento, de modo a favorecer o desenvolvimento de sua aprendizagem.
Keywords: Aquisição da leitura
Aquisição de escrita
Leitura e escrita
Funções sociais de leitura
Reading acquisition
Acquisition of writing
Reading and writing
Social reading functions
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13206
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA MARIA DE MORAIS QUEIROGA . MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfAna Maria de Morais Queiroga. Monografia Pedagogia. CFP 2007. 1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.