Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13207
Title: Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Mathematical education in the early grades of elementary school.
???metadata.dc.creator???: CARDOSO, Carlene Maria de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARTINS, Antônia Lis de Maria.
Keywords: Educação matemática;Matemática - ensino fundamental;Matemática - séries iniciais;Matemática - teoria e prática;Mathematical education;Mathematics - elementary school;Mathematics - initial series;Mathematics - theory and practice
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CARDOSO, Carlene Maria de Souza. Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho que realizamos surgiu da necessidade de compreender e analisar como ocorre o processo de ensino - aprendizagem da Matemática nas series iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Matias Duarte Rolim, Cajazeiras - PB. Para tanto, aplicamos um questionário com cinco professoras dessas series, a fim de conhecer como elas percebem a matemática em sala de aula, quais os limites e possibilidades de trabalho com a disciplina, como as crianças lidam com as atividades propostas durante a aula e de que modo o ensino da Matemática aconteceu na vida estudantil dessas professoras. A seguir, fizemos a analise dos questionários a partir da nossa compreensão e através de fundamentação teórica a partir da leitura de diferentes autores como: BORGES NETO, Hermínio & DIAS, Ana Maria Jório, Julho /95; D'Ambrosio, Ubiratan, 1996; MASIN, 1995; Tania Michel Pereira, 1989; NETO, Ernesto Rosa, 1994; SCHLIEMANN, Analucia Dias, 1995. Realizamos ainda um trabalho de campo com os alunos da segunda serie, com o intuito de colocar em pratica algumas propostas dos autores com os quais fizemos a fundamentação teórica. Diante desse trabalho constatamos que as crianças possuem muito conhecimento matemático trazido da sua vida cotidiana, porem ainda não conseguem fazer bem a relação entre este e o saber da escola. E necessário que a escola faga valer a questão de trabalhar a relação vida cotidiana e vida escolar. Com relação ao trabalho com as atividades lúdicas percebemos o quanta foi proveitoso, pois as crianças se mostraram bastantes participativas durante a realização das mesmas. Enfim, todo o percurso do nosso trabalho de pesquisa foi enaltecedor para nossa formação e pratica docente.
Keywords: Educação matemática
Matemática - ensino fundamental
Matemática - séries iniciais
Matemática - teoria e prática
Mathematical education
Mathematics - elementary school
Mathematics - initial series
Mathematics - theory and practice
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13207
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLENE MARIA DE SOUZA CARDOSO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfCarlene Maria de Souza Cardoso. Monografia Pedagogia. CFP 2007.2.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.