Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13207
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARDOSO, C. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1MARTINS, Antônia Lis de Maria.-
dc.contributor.advisor1IDMARTINS, A. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290068964313599pt_BR
dc.description.resumoO trabalho que realizamos surgiu da necessidade de compreender e analisar como ocorre o processo de ensino - aprendizagem da Matemática nas series iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Matias Duarte Rolim, Cajazeiras - PB. Para tanto, aplicamos um questionário com cinco professoras dessas series, a fim de conhecer como elas percebem a matemática em sala de aula, quais os limites e possibilidades de trabalho com a disciplina, como as crianças lidam com as atividades propostas durante a aula e de que modo o ensino da Matemática aconteceu na vida estudantil dessas professoras. A seguir, fizemos a analise dos questionários a partir da nossa compreensão e através de fundamentação teórica a partir da leitura de diferentes autores como: BORGES NETO, Hermínio & DIAS, Ana Maria Jório, Julho /95; D'Ambrosio, Ubiratan, 1996; MASIN, 1995; Tania Michel Pereira, 1989; NETO, Ernesto Rosa, 1994; SCHLIEMANN, Analucia Dias, 1995. Realizamos ainda um trabalho de campo com os alunos da segunda serie, com o intuito de colocar em pratica algumas propostas dos autores com os quais fizemos a fundamentação teórica. Diante desse trabalho constatamos que as crianças possuem muito conhecimento matemático trazido da sua vida cotidiana, porem ainda não conseguem fazer bem a relação entre este e o saber da escola. E necessário que a escola faga valer a questão de trabalhar a relação vida cotidiana e vida escolar. Com relação ao trabalho com as atividades lúdicas percebemos o quanta foi proveitoso, pois as crianças se mostraram bastantes participativas durante a realização das mesmas. Enfim, todo o percurso do nosso trabalho de pesquisa foi enaltecedor para nossa formação e pratica docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEducação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13207-
dc.date.accessioned2020-07-09T11:44:44Z-
dc.date.available2020-07-09-
dc.date.available2020-07-09T11:44:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemática - séries iniciaispt_BR
dc.subjectMatemática - teoria e práticapt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectMathematics - elementary schoolpt_BR
dc.subjectMathematics - initial seriespt_BR
dc.subjectMathematics - theory and practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARDOSO, Carlene Maria de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMathematical education in the early grades of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationCARDOSO, Carlene Maria de Souza. Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLENE MARIA DE SOUZA CARDOSO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfCarlene Maria de Souza Cardoso. Monografia Pedagogia. CFP 2007.2.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.