Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13208
Title: Sala de aula: um olhar a ser explorado.
Other Titles: Classroom: a look to be explored.
???metadata.dc.creator???: MENDES, Cirlene Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
Keywords: Planejamento de ensino;Aulas - desinteresse de alunos;Conflitos - educando - educadores;Organização do ensino;Planejamento de ensino;Aulas - desinteresse de alunos;Conflitos - educando - educadores;Organização do ensino;Teaching planning  ;Classes - disinterest of students;Conflicts - educating - educators;Organization of teaching;Teaching planning  ;Classes - disinterest of students;Conflicts - educating - educators;Organization of teaching
Issue Date: 10-May-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENDES, Cirlene Gonçalves. Sala de aula: um olhar a ser explorado. 2007. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: A realização deste trabalho teve como objetivo principal investigar os fatores que levam os alunos a não gostarem das aulas, bem como, analisar em que medida os conteúdos e métodos de ensino influenciam ou não no interesse do aluno pela aula. Buscou-se então nesta pesquisa, observar, analisar e compreender os conflitos que parecem existir na sala de aula. O estudo realizado através de observações, entrevistas, questionários e intervenções praticas, permitiu melhor compreensão acerca dos conflitos que ha entre educandos e educadores, A nossa pretensão com este trabalho e antes de tudo despertar a reflexão em todos aqueles envolvidos no processo educativo formal. A partir desta reflexão sobre os elementos que interferem direta ou indiretamente na aula, esperamos que as atitudes de mudanças sejam tomadas de acordo com as necessidades existentes no ambiente escolar. O nosso interesse e contribuir para que a sala de aula seja de fato um lugar de aprendizagem e ao mesmo tempo um lugar prazeroso. Acreditamos que o trabalho pedagógico pode contribuir para a transformação da sociedade, pois se defendemos uma educação articulada com a realidade social, logo, ela sera instrumento capaz de transformar as desigualdades sociais, uma vez que, os alunos sairão da escola com melhores capacidades de exercerem seu papel de cidadão. Evidenciamos portanto, que fatores extra classe contribuem para existência de conflitos em sala de aula . Diante disso, demonstra-se que algumas providencias podem ser tomadas pelo professor e assim melhorar sua pratica docente. Entretanto existem certos fatores que interferem na sala de aula e não dependem apenas do professor.
Keywords: Planejamento de ensino
Aulas - desinteresse de alunos
Conflitos - educando - educadores
Organização do ensino
Planejamento de ensino
Aulas - desinteresse de alunos
Conflitos - educando - educadores
Organização do ensino
Teaching planning  
Classes - disinterest of students
Conflicts - educating - educators
Organization of teaching
Teaching planning  
Classes - disinterest of students
Conflicts - educating - educators
Organization of teaching
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13208
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CIRLENE GONÇALVES MENDES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfCirlene Gonçalves Mendes. Monografia Pedagogia. CFP 2007.2.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.