Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13209
Title: Leitura na escola: desafios e horizontes.
Other Titles: Reading at school: challenges and horizons.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Delian de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Leitura;Escola profissional monte carmelo;Formação do leitor;Leitura - tipos;Leitura - finalidades e importância;Educação infantil;Reading;Monte carmelo professional school;Reader training;Reading - types;Reading - purposes and Importance;Child education  
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Delian de Sousa. Leitura na escola: desafios e horizontes. 2007. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: 0 presente trabalho tem por terna: Leitura na Escola - desafios e horizontes e como objetivo analisar as dificuldades de leitura enfrentada no cotidiano de sala de aula, pelos professores e alunos da Escola Profissional Monte Carmelo. Optamos pelos métodos de analise qualitativo e quantitativo, a partir dos critérios sugeridos por Jarry Richardson, evitando assim a separação entre eles, já que se complementam. Para a obtenção dos dados usamos um questionário elaborado com doze perguntas e que foi tabulado percentualmente, nos dando uma clara noção da situação real da escola, dos discentes e docentes sobre o habito da leitura. Entre os elementos estudados enfatizamos: os diversos conceitos, a importância, os tipos e níveis de leitura, etc, tentando perceber qual o valor e o espaço dado a leitura pela escola e professores e o que aprendizagem desta pode determinar/definir na vida das crianças. Acreditamos que ao ser alfabetizada, ao aprender a domar as palavras, ao iniciar um relacionamento com os livros, a criança começa a ser gradativamente introduzida num mundo de oportunidades mil. Sabemos também da forte influencia dos professores na formação de seus alunos e, esta influencia, no que diz respeito ao gosto pela leitura, vai depender do grau de afetividade do professor com o habito de ler.
Keywords: Leitura
Escola profissional monte carmelo
Formação do leitor
Leitura - tipos
Leitura - finalidades e importância
Educação infantil
Reading
Monte carmelo professional school
Reader training
Reading - types
Reading - purposes and Importance
Child education  
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13209
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DELIAN DE SOUSA FERREIRA .MONOGRAFIA PEDAGOGIA .CFP 2007.pdfDelian de Sousa Ferreira. Monografia Pedagogia. CFP 2007. 2.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.