Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13215
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, G. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5087650671887680pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoA intenção deste trabalho e evidenciar a possibilidade de articulação de varias atividades de ação educativa que se pretende nas series iniciais do Ensino Fundamental, isto e, o aprofundamento dos estudos relativos a leitura. Ler se aprende lendo. O professor e o patrocinador dos atos de leitura na escola, cabe a ele o papel de direcionador, do mestre que vai explorando as possibilidades do leitor ate transforma-lo em critico e autônomo. De acordo com a realidade da Escola Estadual de Demonstração de Sousa - PB, foi possível perceber que existem inúmeras dificuldades de aprendizagem referente a leitura nas series iniciais do Ensino Fundamental, parte-se do principio de que para desenvolver o processo de leitura, faz-se necessário conhecer o trabalho dos professores e sua metodologia de trabalho, A pratica de leitura proporciona a criança elevar seu lado reflexivo, independentemente do contexto escolar, permite ainda compreender e valorizar melhor cada passo do aprendizado na vida e nas práticas sociais. Qualquer leitura exige o domínio da língua e suas nuances, alem de tempo e concentração, determinação e conhecimento sobre o tema ou vontade para aprender e descobrir. O texto lido e um dos objetivos do ensino de Português. E uma forma de demonstrar o texto como um facilitador para a criança entender como funciona a língua, como também, para interpretar melhor os atos de leitura e criar novos atos, por exemplo, a produção textual. E na leitura que as crianças desvendam outras culturas, que hábitos e historia diferentes se revelam para elas, compreendendo, de fato, o sentido da expressão diversidade de ideias, vivencias, sonhos e experiencias. Quanto mais lerem mais aprendem sobre a leitura. Por isso que ler e talvez a coisa mais importante que a escola tem a ensinar, e não só aos alunos, mas a todos os envolvidos numa instituição escolar. Neste sentido, este trabalho tem sua importância, uma vez que representou uma tentativa de colocar em pratica uma reflexão sobre o tema da leitura junto aos professores e as demais pessoas que se interessarem por este trabalho. A leitura gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo a criança vivenciar múltiplas relações com as outras, planejando suas ações, assumindo responsabilidades, sendo agente de seus aprendizados e produzindo algo com sentido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleLeitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário.pt_BR
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13215-
dc.date.accessioned2020-07-09T22:12:56Z-
dc.date.available2020-07-09-
dc.date.available2020-07-09T22:12:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura - educação infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantil e leiturapt_BR
dc.subjectLeitura na escolapt_BR
dc.subjectReading - early childhood educationpt_BR
dc.subjectEarly childhood education and readingpt_BR
dc.subjectReading at schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Gleide Gomes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading: a fascinating journey from the real to the imaginary.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Gleide Gomes da. Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário. 2007. 77f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLEIDE GOMES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfGleide Gomes da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 20074.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.