Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13216
Title: Avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão social do educando.
Other Titles: Evaluation of learning from the perspective of social inclusion of the student.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Geraldo Trajano de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Inclusão social;Educação de jovens e adultos - EJA;Organização pedagógica;Educação e inclusão;Learning assessment;Social inclusion
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Geraldo Trajano de. Avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão social do educando. 2007. 99f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo da temática "A avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão social do educando", teve como objetivo discutir as dimensões teórico-práticas do processo avaliativo, com os educadores da EJA (Educação de Jovens e Adultos), na Escola Municipal Acadêmico Francisco Vidal de Moura, possibilitando um novo olhar das praticas avaliativas do cotidiano escolar, proporcionando a partir da analise das múltiplas perspectivas da avaliação, uma melhor compreensão da temática e, consequentemente, vivenciar os novos conhecimentos para aperfeiçoar a pratica docente. Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se como instrumento o questionário de coleta de dados, contemplando os seguintes aspectos: concepções e funções da avaliação, praticas avaliativas e formação docente. Os resultados evidenciam um desencontro entre as dimensões teórico-praticas da avaliação, conforme os discursos e as falas dos professores que se distanciam bastante do processo avaliativo aplicado em sala de aula. E necessário, pois, repensar as praticas avaliativas dominantes na escola, uma vez que refletem concepções classificatória e seletiva de avaliação, herdeiras de uma visão positivista de escola e de sociedade.
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Inclusão social
Educação de jovens e adultos - EJA
Organização pedagógica
Educação e inclusão
Learning assessment
Social inclusion
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13216
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERALDO TRAJANO DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfGeraldo Trajano de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 20073.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.