Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13217
Title: O ensino de história e geografia na perspectiva de Rousseau.
Other Titles: Teaching history and geography in Rousseau's perspective.
???metadata.dc.creator???: COURA, Aline Sarmento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Ensino de história;Ensino de geografia;Rosseau, Jean- Jacques- concepção;Prática de pedagogia;History teaching;Geography teaching;Rosseau, Jean- Jacques- conception;Pedagogy practice
Issue Date: May-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COURA, Aline Sarmento. O ensino de história e geografia na perspectiva de Rosseau. 2007. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve o objetivo de proporcionar aos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Genésio Araujo uma reflexão critica da pratica pedagógica no ensino de Historia e Geografia a partir da concepção de Jean-Jacques Rousseau. Pois de acordo com ele, a educação deve ser antes de tudo, para a vida, priorizando o método em que a criança vai aprender através de suas próprias experiencias e que o educador terá a função de conselheiro, tendo sempre a preocupação de criar para ela situações de aprendizagem conforme suas possibilidades. Por isso, trabalhamos o ensino de Historia e Geografia na sua perspectiva, pois a sua experiencia, no seculo XVIII, com a educação conservadora de sua época, o leva a propor uma educação afastando a ideia de um ensino permanentemente livresco e repetitivo. Para isto utilizamos uma amostra composta por todos os docentes, que correspondem a 08 professoras, pertencentes a rede publica da cidade de São Jose da Lagoa Tapada - PB, e foram consultadas através de questionários para se saber de que forma lidam e repassam os conhecimentos sobre Historia e Geografia. Nesse sentido, pode-se perceber as divergências entre a teoria e a pratica, denunciadas nas concepções das professoras, pois essas "reconhecem" a importância de se trabalhar a educação conforme a natureza, aprendendo com a experiencia, no entanto, não inclui em suas praticas essa forma de lecionar. Esperamos que este estudo tenha contribuindo para a conscientização da importância do pensamento de Rousseau, de refletir a respeito de suas praticas e que não continuem alimentando uma pratica mediocre que só informa e não produz conhecimento nem vincula aquilo que e proposto pela escola e a experiencia de vida das crianças que frequentam esta escola. Por fim observamos que as professoras assim como os alunos, no que se refere as concepções de Rousseau a respeito do ensino de Historia e Geografia, constatamos que foram bem aceitas, compreendidas e que não só na teoria como também na pratica tivemos resultados excelentes, mostrando, contudo a eficacia dos escritos de Rousseau.
Abstract: This work aimed to provide teachers at the State School of Elementary School Genésio Araujo a critical reflection of pedagogical practice in the teaching of History and Geography from the conception of Jean-Jacques Rousseau. Because according to him, education must be, above all, for life, prioritizing the method in which the child goes learn through their own experiences and that the educator will have the role of counselor, always taking care to create learning situations for her possibilities. Therefore, we work with the teaching of History and Geography in its perspective, because his experience, in the 18th century, with the conservative education of his time, leads him to to propose an education removing the idea of ​​a permanently bookish and repetitive teaching. For this we use a sample composed of all teachers, which correspond to 08 teachers, belonging to the public network of the city of São Jose da Lagoa Tapada - PB, and were consulted through questionnaires to find out how they deal with and pass on knowledge about History and Geography. In this sense, one can perceive the divergences between theory and practice, denounced in the teachers' conceptions, because these "recognize" the importance of working with education according to nature, learning from experience, however, does not include this form of teaching in its practices. We hope this study has contributed to the awareness of the importance of the thinking of Rousseau, to reflect on his practices and not continue to feed a practice mediocre that only informs and does not produce knowledge or link what is proposed by school and the life experience of children who attend this school. Finally we observe that teachers as well as students, regarding Rousseau's conceptions of regarding the teaching of History and Geography, we found that they were well accepted, understood and that not only in theory but also in practice we had excellent results, showing, however, the effectiveness of Rousseau's writings.
Keywords: Ensino de história
Ensino de geografia
Rosseau, Jean- Jacques- concepção
Prática de pedagogia
History teaching
Geography teaching
Rosseau, Jean- Jacques- conception
Pedagogy practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13217
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE SARMENTO COURA. MONOGRAFIA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfAline Sarmento Coura. Monografia Licenciatura em Pedagogia. CFP 2007.1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.