Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1322
Title: Avaliação da educação superior, regulação e controle da produção acadêmica: dinâmicas históricas e seus rebatimentos sobre o trabalho docente.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Elvia Lane Araújo do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUERRA, Lemuel Dourado.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Ramonildes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LADOSKI, Mário Henrique Guedes.
???metadata.dc.contributor.referee3???: CORTELLETI, Roseli.
???metadata.dc.contributor.referee4???: QUEIROZ, Luciano.
???metadata.dc.contributor.referee5???: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
Keywords: Políticas de Avaliação da Educação Superior;Regulação e Controle;Qualidade;High Education Evaluation Policies;Regulation and Control;Quality
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, E. L. A. do. Avaliação da educação superior, regulação e controle da produção acadêmica: dinâmicas históricas e seus rebatimentos sobre o trabalho docente. 2017. 229 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1322
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho de tese tem como objetivo principal analisar as políticas públicas de avaliação da educação superior no Brasil e seus rebatimentos sobre o trabalho docente e sobre a produção acadêmica, considerando suas relações com processos internacionais de regulação da atividade universitária, a partir de um recorte temporal que contempla o período que recobre os anos transcorridos entre a década de 1990 até a atualidade, embora considere que os contornos dessa questão tenham sido desenhados desde idos dos anos de 1968 com o advento da Reforma Universitária. Para aceder a essa compreensão, as análises aqui engendradas são pautadas pela inserção deste tema no contexto das intensas transformações observadas na relação capital-trabalho, decorrentes dos processos dinâmicos adotados pelo capital para superar sua crise estrutural e suas implicações nas políticas de avaliação da educação superior. Busca, nesse sentido apontar uma tendência de que as políticas de avaliação são instrumentos utilizados pelo Estado para regular e controlar a educação superior com vistas a atender os interesses do mercado. Os princípios metodológicos que guiaram as análises aportam-se nas bases materialismo histórico-dialético, em sua ênfase nas categorias da totalidade, da contradição e da relação necessária entre essência e aparências dos fenômenos estudados. Quanto ao procedimento técnico e aos instrumentos para coleta e análise de dados, elegeu-se a análise documental dos documentos oficiais referentes à avaliação da educação superior brasileira, quais sejam: PARU, CNRES, GERES, PAIUB e SINAES. Como resultado da pesquisa constatamos que as políticas públicas de avaliação, condicionadas por determinantes que exigem a garantia de padrões de qualidade referendados internacionalmente, cumprem o papel de regulação e controle da produção acadêmica e produz efeitos sobre o trabalho docente, transmutando-o em trabalho adaptado ao produtivismo e ao eficientismo.
Abstract: The main objective of this thesis is to analyze public policies for the evaluation of higher education in Brazil and its repercussions on teaching work and on academic production, considering its relations with international processes of regulation of university activity, from a clipping Which considers the period covering the years between 1990 and present, although it considers that the contours of this question have been drawn since the early years of 1968 with the advent of the University Reform. In order to access this understanding, the analyzes generated here are guided by the insertion of this theme in the context of the intense transformations observed in the capital-labor relation, arising from the dynamic processes adopted by capital to overcome its structural crisis and its implications for higher education evaluation policies . It seeks, in this sense, to point out a trend that evaluation policies are instruments used by the State to regulate and control higher education in order to meet market interests. The methodological principles that guided the analysis are based on historical-dialectical materialism, in their emphasis on the categories of totality, contradiction and the necessary relation between essence and appearances of the studied phenomena. As technical procedure and instruments for data collection and analysis, we used the documentary analysis of the official documents concerning the evaluation of Brazilian high education: PARU, CNRES, GERES, PAIUB and SINAES. As a result of the research, we find that the public policies of evaluation, conditioned by determinants that demand the guarantee of internationally endorsed quality standards, fulfill the role of regulation and control of academic production and effects on the teaching work, transmuting it in adapted work to productivism and to efficiency.
Keywords: Políticas de Avaliação da Educação Superior
Regulação e Controle
Qualidade
High Education Evaluation Policies
Regulation and Control
Quality
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
Políticas Públicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1322
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELVIA LANE ARAÚJO DO NASCIMENTO - TESE - PPGCS CH 2017.pdfElvia Lane Araújo do Nascimento - Tese PPGCS CH 20171.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.