Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13232
Title: Gestão focada na educação inclusiva.
Other Titles: School management focused on inclusive education.
???metadata.dc.creator???: NEVES, Adriana soares das.
SILVA, Cicera Sinayde Lacerda da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Gestão escolar;Educação inclusiva;Inclusão e educação;Escola inclusiva;Adaptação escolar - inclusão;School management;Inclusive education;Inclusion and education;Inclusive school;School adaptation - inclusion
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NEVES, Adriana Soares das; SILVA, Cicera Sinayde Lacerda da. Gestão focada na educação inclusiva. 2007. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: A inclusão não se restringe apenas a escola, mas a qualquer outro lugar de convívio social. Lugares onde todos devem ser respeitados como são inseridos no contexto cultural independente de estar ou não dentro dos padrões estabelecidos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu pressuposto geral, deixa claro que os seres humanos nascem livres e iguais sem distinção alguma, no mediamente de cor, de sexo de língua, de religião de nascimento ou de qualquer outra situação, todos são iguais perante a lei bem como o direito a educação assim cria-se a oportunidade da escola para todos, que se efetiva no proposito da escola inclusiva, um processo gradual e contínuo que esta relacionado a reforma de todo o sistema de ensino de maneira geral. A educação inclusiva deve ter como ponto de partida o cotidiano: o coletivo, a escola e a classe comum, onde todos os alunos com necessidade especiais ou não precisam aprender, ter acesso a educação inclusiva e a atenção a diversidade demanda uma maior competência profissional dos professores e projetos educativos mais amplos e diversificados que possuem adaptar-se as distintas necessidades de todos os alunos. Implicam maior flexibilidade e diversificação da oferta educativa que asseguram que todos os alunos obtenham as competências básicas, estabelecida no currículo escolar, por meio de diferentes propostas e alternativas quanto as situações de aprendizagem, horário, matérias estrategias de ensino. Implica também o desenvolvimento de um currículo que seja significante para todos os meninos e meninas e não somente para aqueles que pertencem as classes e culturas dominantes. Trata-se, em definitivo de avançar cada um. Enfim um maior nível implica avançar para a criação de escolas que acolham a todas as crianças e deem respostas as suas necessidades especificas. O Desenvolvimento de escolas inclusivas e um meio fundamental para avançar para sociedade mais justas, integradas e democráticas.
Keywords: Gestão escolar
Educação inclusiva
Inclusão e educação
Escola inclusiva
Adaptação escolar - inclusão
School management
Inclusive education
Inclusion and education
Inclusive school
School adaptation - inclusion
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13232
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANA SOARES DA NEVES. CICERA SINAYDE LACERDA DAS SILVA . MONOGRAFIA PEDAGOGIA .CFP 2007.pdfAdriana Soares das Neves; Cicera Sinayde Lacerda da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 20071.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.