Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13240
Title: Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva.
Other Titles: Weaving reflections on inclusive education.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Francinalda Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Educação inclusiva;Auto- estima;Escola Profissional monte Carmelo;Educação Infantil;Relação- pai e professores;inclusive education;Self esteem;Monte Carmelo Professional School;Child education;Parent-teacher relationship
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Francinalda Sousa. Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. 81f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por tema: Tecendo Reflexões sobre a Educação Inclusiva e como objetivo, tecer reflexões sobre a educação inclusiva, e trabalhar alternativas a esta problemática. Discutiremos a dimensão politica e as devidas atitudes para com as crianças com necessidades educativas especiais e o trabalho com a sua auto-estima. Serão enfocados alguns casos práticos, como os programas de correção de fluxo serie/idade, a Central de Material Didático e as suas devidas contribuições para a inclusão escolar. Em anexo conta a construção de um projeto para a escola intitulado: O mundo pode ser melhor respeitando as diferenças, com resultado do estagio. A Metodologia se dará a partir de uma pesquisa-ação. A elaboração consta de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo esta através de aplicação de questionário e observação. Socializamos os conhecimentos adquiridos, com a comunidade escolar através das reuniões de estudo durante o estagio supervisionado. A pesquisa foi realizada com alunos, de pais e de professores da referida escola. A pesquisa foi realizada na Escola Profissional Monte Carmelo, tendo como foco os programas de correção de fluxo antes mencionados.Acreditamos que este trabalho se constitui numa contribuição sistematizada sobre os programas citados no sentido de contextual izar a pratica pedagógica do supervisor, necessitando sem duvidas de futuros aprofundamentos para se constituir em analise qualitativa e quantitativa. Mesmo sabendo que esta discursão precisa ser empreendida em todos os âmbitos da sociedade e que a limitamos de certa forma a politica e a educação, e que ainda tem muitos horizontes a transpor acreditamos que um dia as pessoas com deficiência ou diferenças serão atendidas em seus direitos e respeitadas tanto quanta as demais pessoas. Por assim acreditarmos este trabalho veio abrir espaços de debates e de conscientização e ao mesmo tempo inspirar atitudes e compromissos com esta causa afinal "Nem todos que tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram, tentaram um dia ".
Keywords: Educação inclusiva
Auto- estima
Escola Profissional monte Carmelo
Educação Infantil
Relação- pai e professores
inclusive education
Self esteem
Monte Carmelo Professional School
Child education
Parent-teacher relationship
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13240
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCINALDA SOUSA LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfFrancinalda Sousa Lima. Monografia Pedagogia. CFP 2007.3.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.