Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13242
Title: Os recursos tecnológicos em sala de aula: uma aproximação necessária.
Other Titles: Technological resources in the classroom: a necessary approach.
???metadata.dc.creator???: MENDES, Maria Elizete Batista.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
Keywords: Recursos tecnológicos;Tecnologia na educação;Prática de ensino;Technological resources;Technology in education;Teaching practice
Issue Date: 25-Sep-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENDES, Maria Elizete Batista. Os recursos tecnológicos em sala de aula: uma aproximação necessária. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho e constituído do relato de uma pesquisa que foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Desembargador Boto, localizada na cidade de Cajazeiras no alto sertão da Paraíba. Este estudo tem como temática, os RECURSOS TECNOLÓGICOS E A SALA DE AULA: uma aproximação necessária. A referida pesquisa teve como objetivo evidenciar a relevância da utilização dos recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem, orientar educadores e educandos na utilização correta desses recursos e demonstrar as vantagens e desvantagens que as tecnologias podem trazer para a vida dos docentes e discentes. Para concretizar essa investigação, procuramos definir um melhor caminho para atingir os objetivos almejados. Sendo assim, iniciamos com observações em sala de aula, em seguida, fizemos pesquisas bibliográficas, fichamentos e produção textual. Trabalhamos ainda com a aplicação de um questionário, buscando assim, fazer um estudo mais aprofundado, com o intuito de descobrir as maiores dificuldades que professores e alunos possuem em manusear os recursos tecnológicos. A partir desse diagnostico, passamos a trabalhar no sentido de amenizar essas dificuldades. Iniciamos a nossa pesquisa falando primeiramente da sociedade tecnológica, a qual compõe a sociedade contemporânea, a tecnologia no dia - a- dia das pessoas e a tecnologia e o mercado de trabalho. Em seguida, demos continuidade ao nosso trabalho escrevendo sobre a tecnologia no campo educacional que engloba a tecnologia e a escola, a tecnologia e os professores e a tecnologia e os alunos. Alem disso, descrevemos o trabalho que desenvolvemos na escola e por fim tecemos algumas considerações conclusivas. Este trabalho foi muito importante tanto para a nossa formação, como para as dos professores e alunos, pois através dele conseguimos ter uma visão mais ampla da inserção tecnológica no nosso meio social e da sua influencia na nossa vida. Alem disso, aprendemos a utilizar os recursos tecnológicos de forma adequada e obtivemos conhecimentos sobre a importância desses recursos para nos, ou seja, quais as vantagens e desvantagens que eles nos proporciona.
Keywords: Recursos tecnológicos
Tecnologia na educação
Prática de ensino
Technological resources
Technology in education
Teaching practice
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13242
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ELIZETE BATISTA MENDES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfMaria Elizete Batista Mendes. Monografia Pedagogia. CFP 2007.2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.