Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13242
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMENDES, M. E. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6877218191402862pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho e constituído do relato de uma pesquisa que foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Desembargador Boto, localizada na cidade de Cajazeiras no alto sertão da Paraíba. Este estudo tem como temática, os RECURSOS TECNOLÓGICOS E A SALA DE AULA: uma aproximação necessária. A referida pesquisa teve como objetivo evidenciar a relevância da utilização dos recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem, orientar educadores e educandos na utilização correta desses recursos e demonstrar as vantagens e desvantagens que as tecnologias podem trazer para a vida dos docentes e discentes. Para concretizar essa investigação, procuramos definir um melhor caminho para atingir os objetivos almejados. Sendo assim, iniciamos com observações em sala de aula, em seguida, fizemos pesquisas bibliográficas, fichamentos e produção textual. Trabalhamos ainda com a aplicação de um questionário, buscando assim, fazer um estudo mais aprofundado, com o intuito de descobrir as maiores dificuldades que professores e alunos possuem em manusear os recursos tecnológicos. A partir desse diagnostico, passamos a trabalhar no sentido de amenizar essas dificuldades. Iniciamos a nossa pesquisa falando primeiramente da sociedade tecnológica, a qual compõe a sociedade contemporânea, a tecnologia no dia - a- dia das pessoas e a tecnologia e o mercado de trabalho. Em seguida, demos continuidade ao nosso trabalho escrevendo sobre a tecnologia no campo educacional que engloba a tecnologia e a escola, a tecnologia e os professores e a tecnologia e os alunos. Alem disso, descrevemos o trabalho que desenvolvemos na escola e por fim tecemos algumas considerações conclusivas. Este trabalho foi muito importante tanto para a nossa formação, como para as dos professores e alunos, pois através dele conseguimos ter uma visão mais ampla da inserção tecnológica no nosso meio social e da sua influencia na nossa vida. Alem disso, aprendemos a utilizar os recursos tecnológicos de forma adequada e obtivemos conhecimentos sobre a importância desses recursos para nos, ou seja, quais as vantagens e desvantagens que eles nos proporciona.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleOs recursos tecnológicos em sala de aula: uma aproximação necessária.pt_BR
dc.date.issued2007-09-25-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13242-
dc.date.accessioned2020-07-13T14:02:58Z-
dc.date.available2020-07-13-
dc.date.available2020-07-13T14:02:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTechnological resourcespt_BR
dc.subjectTechnology in educationpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMENDES, Maria Elizete Batista.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTechnological resources in the classroom: a necessary approach.pt_BR
dc.identifier.citationMENDES, Maria Elizete Batista. Os recursos tecnológicos em sala de aula: uma aproximação necessária. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ELIZETE BATISTA MENDES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfMaria Elizete Batista Mendes. Monografia Pedagogia. CFP 2007.2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.