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dc.creator.IDSILVA, M. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.description.resumoO trabalho de monografia que se desenvolve a seguir objetiva analisar a pratica avaliativa vivenciada na sala de aula, para a partir de então, buscar subsidies que possibilitem ao docente repensar e reorientar sua ação. Para melhor compreender como se da o processo de avaliação na sala de aula, alem de frequentes observações, contamos também como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário de 12 perguntas subjetivas, que contou com a colaboração das professaras da E. E E. I. E. F São Sebastião. A partir da analise das respostas obtidas foi possível perceber a imediata relação que os professores fazem entre avaliação e notas, bem como a dicotomia existente entre a teoria que apresentaram e a pratica que realmente vivenciam. Pratica esta que enfrenta grandes dificuldades como falta de material didático e apoio pedagógico, escola com estrutura física adequada, uma remuneração condizente com sua responsabilidade e importância social, que não lhe obriga a enfrentar a duplas ou ate mesmo triplas jornadas de trabalho, de modo que não disponha de tempo para planejar e avaliar sua ação, alem da ausência dos pais que pouco ou nada participam do processo de aprendizagem dos filhos, mas que por outro lado exigem da escola o que realmente lhes interessa: BOAS NOTAS. Mediante o exposto, acreditamos na possibilidade de contribuir para um refletir acerca da ação docente e dos desafios vivenciados na busca por uma avaliação que priorize a aprendizagem e não a mera aquisição de notas, que vise a descoberta de potencial, o desenvolvimento de um educando reflexivo que exerça sua cidadania de forma critica, mas participativa e não a seleção e exclusão destes. Esperamos com este trabalho abrir uma discussão acerca da avaliação de modo a contribuir de maneira significativa aos docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa.pt_BR
dc.date.issued2007-05-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13246-
dc.date.accessioned2020-07-13T14:59:14Z-
dc.date.available2020-07-13-
dc.date.available2020-07-13T14:59:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática avaliativapt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.subjectEvaluative practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Michelly Braz da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLearning assessment: giving a new meaning to evaluative practice.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Michelly Braz da. Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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