Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13251
Title: O perfil dos alunos da EJA.
Other Titles: The profile of EJA students.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Simone Fernandes Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.
Keywords: Educação de jovens e adultos;Relação professor e aluno;Perfil de alunos;Youth and adult education;Teacher-student relationship;Student profile
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Simone Fernandes Ferreira de. O perfil dos alunos da EJA. 94f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve por objetivo conhecer o perfil dos alunos que frequentam a educação de jovens e adultos - EJA, nos dia atuais. Analisando, a partir de um contexto sócio-econômico e politico o jovem e adulto que buscava esse tipo de educação, seu comportamento, aspirações e atitudes, para, então, compreendermos quais as implicações desta postura no perfil do aluno que busca a EJA nos dias atuais. Quais são, hoje, as expectativas e perspectivas deste aluno em relação ao futuro, e na educação, qual seria a importância atribuída. Compreendendo essa dinâmica, acreditamos ser mais fácil de desenvolver uma educação significativa. Desta forma, procuramos organizar nosso trabalho em cinco capítulos. Inicialmente, buscamos resgatar a historia da educação de adultos, sua biografia, como forma de compreendermos um pouco da essência dessa educação tao singular. A seguir, recorremos a memoria, e percebemos que o MOBRAL poderia nos ajudar a responder algumas destas questões suscitadas em nosso trabalho, uma vez que ainda hoje se faz alusão a este movimento de educação tao contraditória. Buscamos então a memoria de uma alfabetizadora, da época do MOBRAL , que podesse, em suas perspectivas, desvendar como eram seus alunos da EJA, e, respeitadas as épocas, pudêssemos associar esses alunos do MOBRAL aos alunos de hoje, de modo a trazer novos elementos e enriquecer os conhecimentos e o ato educativo Num terceiro momento fazemos uma reflexão sobre o real entendimento do que seria educação de jovens e adultos, e suas implicações no fazer pedagógico. Da mesma forma, refletimos sobre alguns desafios e peculiaridades dessa educação, enfatizando a importância de se conhecer o aluno com o qual vamos trabalhar, para partir desse diagnostico, desenvolver atividades significativas para o longo de suas vidas. O quarto capitulo nos ajuda a responder duas perguntas cruciais em nosso trabalho: quem e o educador de jovens e adultos e quem e o aluno jovem e adulto. Com esses dois questionamentos procuramos descrever algumas características desses sujeitos de nossa pesquisa, delineando o perfil dos docentes e discentes da EJA, na contemporaneidade. Por fim, no quinto capitulo, relatamos toda nossa experiência vivenciada no estagio supervisionado. Nesse instante descrevemos momentos importantes, os quais nos deram oportunidade de, conhecendo nosso aluno, conhecer a nos mesmos, proporcionando assim, uma aprendizagem reciproca e um enriquecimento intelectual. A soma desses capítulos, portanto, nos permite desvendar um pouco esse nosso aluno da EJA, e nos leva a refletir, diante de seus comportamentos, perspectivas e expectativas em relação ao estudo e ao futuro, nossa própria pratica pedagógica.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Relação professor e aluno
Perfil de alunos
Youth and adult education
Teacher-student relationship
Student profile
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13251
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE FERNANDES FERREIRA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfSimone Fernandes Ferreira de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2007.5.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.