Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13253
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, V. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.-
dc.contributor.advisor1IDTORRES, A. L. M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290068964313599pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia faz uma análise pautada diante as discussões entre educação, cultura, identidade negra e formação docente. Para tal, apresenta a necessidade de articulação entre os processos educativos escolares e a inserção de novas temáticas e discussões no campo da formação de professores/as. Este estudo envolve a questão do afro-descendente e formação docente, constitui-se no objeto deste trabalho por serem instrumentos atuais que vem coibir comportamentos racistas na Sociedade brasileira. Partiu-se de antecedentes históricos, originados de acoes de homens que arrancaram os negros africanos de suas terras, por meio de forca de armas, causando a esse continente toda sorte de perversidade com prejuízos que perduram ate os dias de hoje. No entanto não percebemos que: africanos e seus descendentes resistiram e resistem, contribuíram e contribuem em diversos processos de construção deste pais. Dando continuidade as reflexões realizadas pela turma, discutem-se as representações sobre a cor negra, construídas dentro e fora do ambiente escolar, a partir de produções textuais, depoimentos de homens e mulheres negras em videos e desenhos. Para essas pessoas, a experiencia não se reduz ao espaço da família, das amizades, da militância. A escola aparece em vários depoimentos como um importante espaço no qual também se desenvolve o tenso processo de construção da identidade negra. Lamentavelmente, nem sempre ela e lembrada como uma instituição em que o negro e seu padrão estético são vistos de maneira positiva. O entendimento desse contexto revela que o corpo, como suporte de construção da identidade negra, ainda não tem sido uma temática privilegiada pelo campo educacional, principalmente pelos estudos sobre formação de professores e diversidade étnico-cultural. E que esse campo, também, ao considerar tal diversidade, devera se abrir para dialogar com outros espaços em que os negros construam suas identidades. Atentos a importância do trabalho com a questão racial e com a responsabilidade social da escola na desconstrução de estereótipos raciais, alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo do setor publico, já desenvolvem trabalhos e projetos voltados para a valorização da cultura negra. As escolas que percebem a importância de um trabalho coordenado com a comunidade, os movimentos sociais e profissionais negros que lidam no seu cotidiano com a questão racial, abrem as suas portas para um trabalho em conjunto. E nesse momento que a articulação entre os espaços escolares e não-escolares pode acontecer. Cabe a nos ampliar e mudar o que temos diante de todos nós.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAfro- descendente e formação docente.pt_BR
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13253-
dc.date.accessioned2020-07-13T16:27:42Z-
dc.date.available2020-07-13-
dc.date.available2020-07-13T16:27:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectAfro- descendentept_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectBlack identitypt_BR
dc.subjectAfro-descendantpt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Valmira Maria de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAfro-descendants and teacher training.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Valmira Maria de. Afro- descendente e formação docente. 71f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALMIRA MARIA DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfValmira Maria de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2007.3.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.