Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13255
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRAGA, V. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.description.resumoA presente investigação tem como objetivo principal discutir com professores do Ensino Fundamental, novas alternativas de avaliação, que torne o aluno, não objeto, mas sujeito do processo avaliativo. Adotei como metodologia a pesquisa exploratória, partindo de um levantamento bibliográfico tomando como base autores renomados como Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Maria Celina Melchior, Celso Vasconcellos e Pedro Demo entre outros, que permitiu um maior aprofundamento da temática. Adotei como instrumento de coleta de dados o questionário que favoreceu uma visão do que pensam os professores e quais os principais problemas vivenciados, esse trabalho de aplicação e análise do questionário juntamente com as observações, norteou o planejamento do próximo passo da pesquisa prevendo possíveis intervenções. Passei a realizar sessões de estudo com os envolvidos debatendo sobre o tema avaliação, procurando desenvolver novas estrategias que possam melhorar as praticas avaliativas que são aplicadas pelo corpo docente e toda a comunidade escolar, pois e essa a razão principal dessa pesquisa, apontar possíveis soluções aos problemas existentes. Diante desse estudo, torna-se evidente a necessidade de se investir cada vez mais na formação dos docentes e também de toda a equipe pedagógica para que juntos possamos ser conhecedores das mudanças que ocorrem no tocante a educação e todo o processo pedagógico que a fomenta. E necessário que sejamos conhecedores conscientes e críticos para que possamos colaborar para a formação de sujeitos capazes de fazer a diferença dentro de uma sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAvaliação escolar: um desafio para os docentes.pt_BR
dc.date.issued2007-05-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13255-
dc.date.accessioned2020-07-13T16:39:18Z-
dc.date.available2020-07-13-
dc.date.available2020-07-13T16:39:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectProcesso avaliativopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSchool evaluationpt_BR
dc.subjectEvaluation processpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRAGA, Verilene Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool evaluation: a challenge for teachers.pt_BR
dc.identifier.citationBRAGA, Verilene Gomes. Avaliação escolar: um desafio para os docentes. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERILENE GOMES BRAGA. MONOGARFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfVerilene Gomes Braga. Monografia Pedagogia. CFP 2007.3.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.