Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13267
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALCÂNTARA, M. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1927014859752039pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Debia Suenia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoO desenho e um meio de linguagem que possui códigos próprios, ou seja, o ato de desenhar oferece a criança a possibilidade de representar o objeto do jeito que sente e entende, e ao adulto oferece a possibilidade de compreender o mundo particular da criança. O estagio constituiu-se importante momento para compreensão do tema, através deste, teve-se a oportunidade de refletir sobre a expressão da criança através de seus desenhos. O objetivo desta pesquisa foi analisar o significado e concepção que estão por trás da pratica do desenho na educação infantil identificando ate que ponto o mesmo favorece ou limita o desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem da criança. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e fundamental "Papa Paulo V I " localizada na cidade de Sousa-Pb, tendo como sujeitos da pesquisa 5 (cinco) alunos de uma sala de pre-escolar II.A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, utilizando como instrumentos de coletas de dados entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores e alunos,observação em sala de aula, bem como as fontes orais e documentais constituídas através do estagio supervisionado em docência. A analise do material mostrou a importância e necessidade do acompanhamento do processo de desenhar pelo educador, para que o mesmo possa interpretar e compreender o desenho produzido pelo educação. O estudo ainda mostrou que o desenho vem sendo trabalhado ora como distração ou nas datas comemorativas, não havendo a valorização devida dessas amostras de expressão. Portanto, com a pesquisa conclui-se que por meio do desenho o educador e capaz de notar o nível de aprendizagem da criança, tomando por base as fases por que passa o desenho, apontadas por Luquet (1969), como também enxergar que alem de serem validos na assimilação dos conteúdos no que diz respeito ao ensino-aprendizagem, através do desenho pose-se identificar aspectos afetivos e emocionais presentes nestas amostras, sendo necessário ao educador proporcionar praticas que privilegiem esse exercício pelo fato do desenho fazer parte do processo de desenvolvimento da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleArte - educação: a importância do desenho para educação infantil.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractDrawing is a language medium that has its own codes, that is, the act of drawing offers the child the possibility of representing the object the way he feels and understands, and adult offers the possibility to understand the child's private world. The internship constituted an important moment for understanding the theme, through this, we had the opportunity to reflect on the child's expression through his drawings. The goal of this research was to analyze the meaning and conception that are behind the practice of drawing in early childhood education by identifying the extent to which it favors or limits development in the child's teaching-learning process. The research was carried out at Municipal School of Infantile Education and fundamental "Papa Paulo V I" located in the city of Sousa-Pb, with 5 (five) students from a pre-school room as subjects of the research. The research was developed through a case study, using data collections semi-structured interviews with teachers and students, observation in the classroom, as well as the oral and documentary sources constituted through the internship supervised in teaching. The analysis of the material showed the importance and need for monitoring the process of drawing by the educator, so that he can interpret and understand the design produced by education. The study also showed that the design been worked either as a distraction or on commemorative dates, with no due appreciation of these expression samples. Therefore, with the research it is concluded that for through the drawing the educator is able to notice the child's level of learning, taking based on the phases that the drawing goes through, pointed out by Luquet (1969), as well as see that in addition to being valid in the assimilation of the contents with respect to the teaching-learning, through drawing one can identify affective and emotional aspects present in these samples, being necessary for the educator to provide practices that privilege this exercise because design is part of the development process of child.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13267-
dc.date.accessioned2020-07-13T20:02:37Z-
dc.date.available2020-07-13-
dc.date.available2020-07-13T20:02:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino infantilpt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectKindergartenpt_BR
dc.subjectDrawingpt_BR
dc.subjectTeaching - learningpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALCÂNTARA, Marcilânia Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeArt - education: the importance of drawing for early childhood education.pt_BR
dc.identifier.citationALCÂNTARA, Marcilânia Gomes. Arte - educação: a importância do desenho para educação infantil. 2010. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCILÂNIA GOMES ALCÂNTARA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMarcilânia Gomes Alcântara. Monografia Pedagogia. CFP 2010. 5.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.