Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13268
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumo0 presente trabalho teve seu inicio com o estudo do fracasso escolar, e seu objetivo foi pesquisar, investigar e analisar aspectos referentes a sua problemática nas series iniciais da Escola de Ensino Fundamental Vicente Felizardo Vieira, localizada no Distrito de Felizardo, município de Ipaumirim, no estado do Ceara. Tomando como embasamento teórico, alguns autores como: Jose Carlos Libaneo, Selma Garrido, Jussara Hoffmann, Içami Tiba, David Fontana, dentre outros, que contribuirão com o desenvolvimento desse tema. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas entrevistas com os alunos, sendo uma investigação do tipo qualitativa e quantitativa, essas sendo do tipo semi-estruturadas partiram de conversas informais com alguns dos educandos. Para a coleta do material foi utilizado gravador e, em seguida foram feitas a transcrição dos dados. O estagio supervisionado também foi parte do processo metodológico, pois o mesmo proporciona entender, questionar e problematizar o tema em questão, mostrando como e a pratica docente e, com isso perceber os reais problemas que propiciam o fracasso escolar dos alunos aqui estudados. Ao concluir este trabalho, percebe-se que não existe um único "culpado" pelo fracasso escolar. No entanto, e discutindo, estudando e pesquisando, que pode-se criar novas teorias capazes de dar maiores subsídios juntamente com as teorias antigas para a solução de tal problema. Nesta perspectiva, a coleta dos dados desta pesquisa, se coloca como fonte de recursos que deram possibilidades para construção de soluções que venham ajudar aos alunos a desenvolverem-se e assim não desistirem dos estudos, evitando com isso a evasão, dando oportunidades e possibilidades de discussão e construção de respostas para uma aprendizagem mais eficaz, mantendo o aluno estudando e aprendendo. evitando a continuidade do fracasso escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFracasso escolar causas e consequências do fracasso escolar nos anos iniciais.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThe present work started with the study of school failure, and its objective was research, investigate and analyze aspects related to your problem in the initial series Vicente Felizardo Vieira Elementary School, located in the District of Felizardo, municipality of Ipaumirim, in the state of Ceara. Taking as a basis theoretical, some authors such as: Jose Carlos Libaneo, Selma Garrido, Jussara Hoffmann, Içami Tiba, David Fontana, among others, who will contribute to the development this theme. For the development of the research, interviews were conducted with students, being a qualitative and quantitative research, these being the type semi-structured started informal conversations with some of the students. To the recorder was used to collect the material, and then the transcripts of the Dice. The supervised internship was also part of the methodological process, as the even provides understanding, questioning and problematizing the theme in question, showing how and the teaching practice and, with that, realize the real problems that provide the school failure of the students studied here. Upon completing this work, it is clear that there is not a single "culprit" for school failure. However, and arguing, studying and researching, that new theories can be created capable of giving greater subsidies along with ancient theories to solve such a problem. In this perspective, the collection of data from this research is a source of resources that gave possibilities for building solutions that will help students to develop and thus do not give up their studies, thereby avoiding evasion, providing opportunities and possibilities for discussion and building answers for a more effective learning, keeping the student studying and learning. avoiding continuity of school failure.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13268-
dc.date.accessioned2020-07-13T20:24:25Z-
dc.date.available2020-07-13-
dc.date.available2020-07-13T20:24:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectFracasso escolar - causaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFracasso escolar - séries iniciaispt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectSchool failure - causespt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectSchool failure - early gradespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROLIM, Margarete Mangueira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool failure causes and consequences of school failure in the early years.pt_BR
dc.identifier.citationROLIM, Margarete Mangueira. Fracasso escolar causas e consequências do fracasso escolar nos anos iniciais. 2010. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARGARETE MANGUEIRA ROLIM. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMargarete Mangueira Rolim. Monografia Pedagogia. CFP 2010. 3.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.